COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 29.1.20

Cenário - 29.1.20

FSB Inteligência

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:23

Brasil atento ao surto

Informações recém-atualizadas por autoridades de saúde indicam que o Brasil investiga três suspeitas de infecção pelo coronavírus (2019-nCoV).

São ocorrências em Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS e Curitiba/PR.

Um monitoramento especial está ativo desde o início de janeiro e nos últimos dias foi incrementado.

Nesta fase de acompanhamento, fazer a informação correta circular é estratégico, assim como coordenar ações de maneira rápida e assertiva.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e sua equipe deram detalhes, ontem, sobre quais medidas estão em curso (veja ou reveja).

Para além das recomendações gerais, há uma em especial: brasileiros só devem viajar à China em casos de extrema necessidade.

Outros protocolos estão aqui e visam reforçar cuidados que ajudam na prevenção, mas principalmente evitam pânico e alarde desnecessário.


Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

NOVO VÍRUS 1

Força-tarefa

Está no Diário Oficial de hoje uma portaria da Anvisa que cria o Grupo de Emergência em Saúde Pública para condução das ações referentes ao coronavírus (leia a íntegra).

NOVO VÍRUS 2

Mais um balanço

Os últimos números vindos da China informam que há 5.974 casos confirmados em 31 províncias e 132 mortes.

Equipes médicas e pesquisadores chineses lidam com a possibilidade de que o auge da doença poderá ocorrer daqui mais ou menos dez dias.

NOVO VÍRUS 3

Rede de dados

Cientistas de dados, profissionais de saúde, designers, programadores e uma comunidade de cerca de 400 voluntários criaram uma plataforma que reúne informações em tempo real sobre o surto.

O CoronaTracker também é colaborativo e faz frente à disseminação de fake News.

REFORMA TRIBUTÁRIA

Pré-organizando...

Com o recesso parlamentar perto do fim - Câmara e Senado voltam na segunda-feira (03) - lideranças políticas que vão encabeçar as discussões sobre a reforma tributária tomam seus lugares.

O líder da Maioria e relator da reforma, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), quer reunir os textos sobre o tema em um só e, se possível, votar uma proposta conjunta até junho (entenda).

CHUVAS

Mais estragos em BH

Outra sequência de temporais atingiu Belo Horizonte de ontem para hoje, causando mais destruição e caos (veja aqui).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma que janeiro é o mês mais chuvoso da história da cidade.

ARGENTINA

Conversas com o FMI

O ministro da Economia, Martín Guzmán, está nos Estados Unidos para uma rodada com credores e investidores privados.

A agenda da semana incluiu uma reunião com Luis Cubeddu, chefe da missão do FMI na Argentina, e com Julie Kozack, diretora adjunta do Departamento de Hemisfério Ocidental do FMI. Pauta: a renegociação da dívida do país.

O porta-voz do chefe do Fundo Monetário Internacional Gerry Rice fez hoje a seguinte declaração na Argentina:

Novos encontros vão acontecer ao longo das próximas semanas.

Já no dia 5 de fevereiro, Kristalina Georgieva, diretora do FMI, e Guzmán estarão juntos no Vaticano para o seminário 'Novas Formas de Solidariedade para a Inclusão, Integração e Inovação Fraternas'.

AGENDA

CONTAS PÚBLICAS - O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, detalha hoje à tarde o resultado primário do Governo Central relativo a 2019.

BOLSONARO - Ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro recebe no Palácio do Planalto cantores sertanejos e tem audiências com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

BNDES - O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, explica hoje pela manhã o processo de investigação independente envolvendo operações do banco.

JUROS NOS EUA - O Federal Reserve (Banco Central americano) conclui hoje o segundo dia de reunião que vai decidir a nova taxa de juros - a atual faixa está entre 1,50% e 1,75% ao ano.

BREXIT - O Parlamento Europeu vota hoje os termos da saída do Reino Unido da União Europeia.

EDUCAÇÃO

Computação quântica - Muita pesquisa própria e parcerias externas têm colocado a Universidade de Princeton na vanguarda do conhecimento (conheça).

SABER

IA - Vai até março no Museu de Arte Sacra de São Paulo a mostra ToTa Machina, da artista visual Katia Wille. São 15 obras: pinturas, esculturas e máquinas cognitivas integradas ao ambiente (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Nasa + florestas - A missão que examina as florestas da Terra a bordo da Estação Espacial Internacional divulga o primeiro conjunto de dados (veja).

TECH

Atari Hotels - Uma das marcas mais icônicas do mundo dos games empresta sua fama para uma cadeia de hotéis. O primeiro ficará pronto daqui dois anos (saiba mais).

BEM-ESTAR

ruído branco - Apps que emitem sons específicos para relaxamento e melhoria da qualidade do sono (veja aqui).