COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 11.2.20

Cenário - 11.2.20

FSB Inteligência

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:17

O drama das enchentes

Cidades ao redor do mundo estão cada vez mais vulneráveis às chuvas. Alagamentos como os vistos em São Paulo, ontem, e em Belo Horizonte, semanas atrás, são um problema global.

Um estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) revela que as inundações causam cerca de US$ 40 bilhões em prejuízos todos os anos (leia aqui).

Há uma corrida contra o tempo e contra a natureza. Grandes centros - ricos e pobres - tentam adequar a infraestrutura instalada aos volumes excessivos de chuvas.

O problema é que as cidades estão em desvantagem por dois motivos: 1) acelerado adensamento não planejado e 2) fenômenos climáticos crescentemente severos.

O Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desastres (UNDRR) afirma que é necessário fortalecer políticas de prevenção e melhorar o foco e a qualidade do investimento para minimizar as tragédias.

Um relatório especial adverte ser urgente atualizar planos, rever protocolos e engajar as comunidades (leia aqui).

Outro estudo prova que inundações são questão de Estado desde sempre, afetando só entre 1995 e 2015 cerca de 2,3 bilhões de pessoas (leia aqui).

COPOM

Primeira ata

O Comitê de Política Monetária do Banco Central divulgou hoje pela manhã a primeira ata de 2020 na qual explica as razões para o corte nos juros básicos decidido na semana passada.

Em linhas gerais, o colegiado registra que a continuidade do processo de recuperação econômica segue, como sempre, ritmo gradual.

O texto reforça ainda que, entre uma reunião e outra, o Copom percebeu uma 'dicotomia' entre a evolução do mercado de trabalho e o crescimento da produção de bens e serviços.

A versão em português está aqui. E a em inglês pode ser lida aqui.

CAMPO

Recorde confirmado

IBGE e Conab divulgaram hoje mais cedo levantamentos atualizados da safra de grãos.

A indicação em ambos é de recorde na colheita esperada para o ano.

INDÚSTRIA

Detalhe do detalhe

Olhando ainda mais de perto o comportamento da indústria e regionalizando a performance, o IBGE identificou que, em dezembro de 2019, 12 dos 15 locais pesquisados bateram taxas negativas.

As quedas mais bruscas foram registradas em Mato Grosso (-4,7%), Rio de Janeiro (-4,3%) e Minas Gerais (-4,1%) (saiba mais).

NOVO VÍRUS

Surto e restrições

Na China, parte das escolas teve de adiar o reinício do período letivo e, para não prejudicar os alunos, professores estão recorrendo a aulas on-line.

O mais recente balanço sobre a crise indica que o número de mortes no país chega a 1.016 e há 42,6 mil casos confirmados.

O Brasil investiga sete suspeitas.


Foto: Xinhua/Xue Yuge

NA TV

Dráuzio fala

O médico esteve ontem no Roda Viva, da TV Cultura. Na longa entrevista, avaliou o surto do novo coronavírus, fez uma defesa enfática do SUS, atacou as fake news e trouxe uma série de dados sobre a saúde no Brasil e em países desenvolvidos (veja ou reveja).

AGENDA

ABRAHAM WEINTRAUB - A Comissão de Educação do Senado marcou para hoje, às 11h, audiência pública com o ministro da Educação para tratar dos problemas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

DESENVOLVIMENTO REGIONAL - Rogério Marinho toma posse às 14h como novo ministro.

AMAZÔNIA - O presidente Jair Bolsonaro assina, às 17h, o decreto que cria o Conselho Nacional da Amazônia Legal.

PT 40 ANOS - A Câmara dos Deputados realiza hoje sessão solene em homenagem ao partido.

CPMI DAS FAKE NEWS - Está agendado para hoje, na Câmara, o depoimento de Hans River do Rio Nascimento, ex-funcionário da empresa de marketing digital Yacowso.

CANNABIS - A Comissão Especial da Câmara sobre Medicamentos formulados com Cannabis ouve hoje em audiência pública o diretor-presidente da Anvisa, William Dib.

TRABALHO - A comissão mista do Congresso Nacional que examina a medida provisória do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo (MP 905/2019) realiza de hoje até quinta-feira audiências públicas para debater o assunto com especialistas.

EDUCAÇÃO

Livros e etc - Pesquise por sebos e livrarias clicando em cada estado no mapa do Brasil (saiba mais).

SABER

Museus - Uma lista de novos museus de arte que serão abertos este ano pelo mundo (leia aqui).

SUSTENTÁVEL

Europa - Um relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA) afirma que muitos países estão diante de impactos cada vez maiores em razão das mudanças climáticas, um drama que tende a se agravar nas próximas décadas.

TECH

Dessalinização - O sistema inovador movido a energia solar desenvolvido por pesquisadores do MIT e da China (saiba mais).

BEM-ESTAR

Câncer - Na revista Nature, a história evolutiva de processos mutacionais e sequências de mutações de 38 tipos de câncer (saiba mais).