COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 3.3.20

Cenário - 3.3.20

FSB Inteligência

terça-feira, 3 de março de 2020

Atualizado às 13:06

Cidades que derretem

Na internet e na TV, as cenas de ruas destruídas, lixo espalhado e mortes causadas pelas enchentes marcam os primeiros meses do ano.

As chuvas acima da média em estados do Sudeste desmancharam bairros inteiros em cidades importantes, revelando velhos e novos problemas do adensamento e da ocupação dos espaços.

O debate sobre a capacidade que zonas urbanas têm (ou não) de resistir à temporada das águas está em alta. E isso tem estimulado algumas reflexões.

Pesquisadores do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), centro ligado à UFRJ, trouxeram recentemente dados relevantes que, se observados no detalhe, avançam para muito além de diagnósticos.

O relatório 'Mudanças Climáticas e Cidades' indica, entre outras coisas, que os municípios estão "altamente vulneráveis" às mudanças climáticas.

Alerta ainda que os impactos causados pelas alterações no clima "são sentidos nos centros urbanos e vêm aumentando nos últimos anos".

O sumário executivo está aqui. A versão completa do documento pode ser lida aqui.

PEQUENO MANUAL

Foco nos gestores

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne materiais que trazem orientações e propostas de ações voltadas a minimizar os efeitos negativos de desastres naturais.

Os alvos são os gestores, especialmente os menos habituados a lidar com tragédias (veja aqui).

NOVO VÍRUS 1

Situação no Brasil

O país tem 433 casos suspeitos de Covid-19, conforme atualização oficial mais recente divulgada ontem.

Como mais uma ação de largo efeito, o Ministério da Saúde informou que ampliará a capacidade laboratorial para diagnóstico do novo coronavírus em todo o Brasil.

Serão distribuídos 30 mil kits para teste diagnóstico.

O Brasil tem dois casos confirmados. Ambos são 'importados'.

Não há evidências de circulação sustentada do vírus no país. Além da China, o Brasil monitora a situação em 15 países.

NOVO VÍRUS 2

FMI quer ajudar

O Fundo Monetário Internacional diz que está pronto para "prestar assistência" aos países que enfrentam "necessidades imediatas de financiamento" em razão do avanço do novo coronavírus.

A conclusão é que, "inevitavelmente", o surto "pode ter um impacto econômico adverso" (saiba mais).

DIÁRIO OFICIAL

A volta dos sorteios

Está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União a Medida Provisória que altera a lei nº 5.768, permitindo que redes de TV aberta distribuam prêmios, mediante sorteio, vale-brinde ou concurso, a título de propaganda (leia a íntegra).

NA TV

FHC fala

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso analisou ontem à noite, em entrevista à Globonews, a cena política (assista).

ABORTO

Colombianos e argentinos discutem

Dois dos mais importantes vizinhos do Brasil debatem a questão do aborto sob a perspectiva da saúde da mulher e de seus direitos.

As pressões por mudanças na legislação mobilizam parte da sociedade, refletem na classe política e impactam o Judiciário.

Na Colômbia, as regras atuais não mudam. Ao menos é o que interpretam os críticos e os defensores da causa, depois que o Tribunal Constitucional declarou que não se pronunciaria (assista).

Já na Argentina, o presidente Alberto Fernández afirmou que enviará em breve ao Congresso um projeto de descriminalização e legalização (assista).

AGENDA

VETOS - O Congresso Nacional tem sessão conjunta hoje à tarde para analisar vetos presidenciais

'SUPERTERÇA' - Hoje, 14 estados americanos realizam primárias para definir o candidato democrata que disputará a eleição contra Donald Trump

BOLSONARO - Entre outros compromissos, o presidente Jair Bolsonaro recebe hoje em audiências separadas os ministros Tarcísio Freitas (Infraestrutura) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e coordena a reunião do Conselho de Governo

EDUCAÇÃO

Livro didático - Título gratuitos, de várias áreas do conhecimento e com licença aberta para consulta (veja aqui)

SABER

Design - Um espaço dedicado à criatividade, ao processo multidisciplinar e à colaboração (saiba mais)

SUSTENTÁVEL

Agro 2030 - O olhar da Embrapa - traduzido em formato multimídia - sobre o futuro do campo (saiba mais)

TECH

Cancelamentos - Uma lista de eventos ligados ao mundo da tecnologia e da inovação que não serão mais realizados por causa do novo coronavírus

BEM - ESTAR

Rostos x Sentimentos - Pesquisadores discutem se as expressões faciais revelam, de fato, o que as pessoas estão sentindo