COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 6.3.20

Cenário - 6.3.20

FSB Inteligência

sexta-feira, 6 de março de 2020

Atualizado às 13:03

Informação é a 'vacina'

O salto recente de casos de coronavírus pelo mundo deu impulso a uma rede fantástica de informações confiáveis da qual fazem parte alguns dos principais centros acadêmicos e de pesquisa em atividade.

Combinando tecnologia e ciência, os dados disponíveis miram prevenção, tratamento e fazem frente a fake news que promovem o pânico.

O programa de rastreamento montado pela universidade Johns Hopkins é uma das estrelas: reúne atualizações úteis e oficiais em um dashboard (painel) bastante amigável (veja aqui em tempo real).

A conceituada revista científica The Lancet também formou seu próprio hub de novidades e achados sobre o Covid-19. Artigos, debates e os principais números sobre o surto estão organizados de maneira muito objetiva.

Harvard, a Sociedade de Doenças Infecciosas da América (IDSA) e a Universidade de Oxford completam a lista.

Essas plataformas e outras tantas que atuam em nível micro 'embalam' dados de acordo com os públicos que pretendem atingir.

Apesar disso, no geral, muito do que é compartilhado serve a todos que, neste momento, procuram um escudo contra mentiras e exageros.

MAIS SOBRE O VÍRUS

Crianças em foco

Entender e qualificar como o novo coronavírus se comporta e como ganha escala nas populações são algumas das muitas linhas de pesquisa abertas no mundo.

Um estudo que acaba de ser divulgado revela que as crianças têm a mesma probabilidade de se infectarem do que os adultos (leia a íntegra).

NO BRASIL

A questão das máscaras

Foram assinados contratos de aquisição de máscaras para proteção dos profissionais de saúde que atuam na rede pública de saúde no valor de R$ 72,9 milhões.

Segundo o Ministério da Saúde, são 500 mil máscaras do modelo N95, das 4 milhões que serão adquiridas, e quase 19 milhões de máscaras cirúrgicas, de um total de 20 milhões.

REFORMA ADMINISTRATIVA

Data

As lideranças partidárias que vão apoiar o Planalto na tramitação da reforma administrativa aguardam para quarta-feira (11) a chegada do texto ao Congresso.

VISÃO

O que pensa o Millenium

Um dos especialistas do Instituto Millenium sintetiza por que o país precisa reformar a máquina do Estado (assista).

RESISTÊNCIA

Greve

Descontentes com os rumos do debate sobre a reforma administrativa, entidades sindicais que representam categorias do funcionalismo público federal programam para o dia 18 uma paralisação nacional.

AVIÕES DA FAB

Mais um decreto

O Diário Oficial da União de hoje redefine as normas sobre o transporte aéreo de autoridades em aeronaves da Força Aérea Brasileira (leia aqui).

AGENDA

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro tem audiências hoje ao longo do dia com os ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Abraham Weintraub (Educação), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e ainda participa da cerimônia em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reúne-se, no Rio de Janeiro, com o secretário-executivo do Conselho Empresarial Brasil-China, Roberto Fendt

TARCÍSIO - O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, participa, em São Paulo, do seminário Diálogo MBC

TITE - Pela manhã, o técnico da seleção brasileira de futebol anuncia os nomes de 23 jogadores convocados para as Eliminatórias: jogos serão contra Bolívia, em Recife, no dia 27 de março, e Peru, em Lima, no dia 31

EDUCAÇÃO

Vitrine - O canal no Youtube do Todos Pela Educação, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, plural, suprapartidária e independente

SABER

Palavras - Dicionários históricos disponíveis on-line na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

SUSTENTÁVEL

Florestas - Uma pesquisa com foco nas árvores tropicais revela a diminuição de absorção de dióxido de carbono desde a década de 1990

TECH

PIX - A solução de pagamentos instantâneos criada pelo Banco Central que promete revolucionar o fluxo do dinheiro (saiba mais)

BEM-ESTAR

App vegano - Receitas, dicas e informações úteis reunidas em um dos aplicativos mais populares do mundo (baixe aqui)