COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 26.3.20

Cenário - 26.3.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 26 de março de 2020

Atualizado às 14:23

BC revisa 2020


O Banco Central divulgou mais cedo o Relatório de Inflação com uma série de novas projeções. Todas já adaptadas à realidade imposta pela crise.

Um dos dados de maior peso diz respeito ao PIB deste ano. A previsão é de crescimento zero e não mais um salto de 2,2%.

Mudaram também as expectativas de desempenho da indústria de transformação, construção, comércio, transportes, consumo das famílias, investimento, exportações. O salto esperado para a agropecuária foi mantido em 2,9%.

O olhar ampliado sobre setores incorpora os estragos produzidos pelo avanço do novo coronavírus. Por isso os índices estão - quase todos - tão deprimidos.

É um choque de realidade que aproxima o BC das percepções de mercado. Nos últimos dias, principalmente, bancos, consultorias e analistas passaram a dar peso extra ao discurso de que o 'paradão' causado pela pandemia tem - e terá - consequências.

Entre outras coisas, o documento reforça ainda que a China sofreu, que o mundo em desaceleração ficou mais lento e que o impacto disso tudo não está totalmente precificado (leia a íntegra do relatório).

 

 

CRESCIMENTO

Número de janeiro

Também hoje o Banco Central informou que a economia brasileira cresceu 0,24% em janeiro na comparação com o mês anterior.

O IBC-Br veio abaixo do que esperavam os entendidos em PIB.

 

G20

Reunião extra

Por videoconferência, líderes mundiais dos países mais ricos discutem hoje os rumos da pandemia e o que está sendo feito para conter o avanço da covid-19.

A Arábia Saudita, que ocupa atualmente a presidência do G20, convocou a reunião porque quer colocar em discussão a efetividade da resposta global dada até o momento.

Os membros do G20 convidaram alguns países para participar, entre eles a Espanha, onde a pandemia escalou de maneira importante nas últimas semanas.

 

CHINA

Outros sinais

Os chineses seguem reforçando mensagens de que o pior já passou. E que, aos poucos, a normalidade se espalha pelo país - em especial por locais onde o novo coronavírus causou mais danos humanos e econômicos.

Imagens de gente nas ruas de cidades da província de Hubei correm o mundo.

Além de dar visibilidade a um cotidiano urbano pós-crise, a China também realça o quanto o país está atuando para apoiar outras nações na estratégia de superar os problemas da pandemia.

O governo chinês tem atuado junto a cerca de 80 países e organizações internacionais na assistência de emergência.

 

 

EUA

Superpacote vai à Câmara

O Senado aprovou de forma unânime o pacote de US $ 2 trilhões formulado para minimizar os impactos econômicos da pandemia.

O foco principal é o apoio a trabalhadores e a empresas.

A Câmara deve votar o projeto amanhã.

 

 

AGENDA

BOLSONARO - Entre outros compromissos, o presidente Jair Bolsonaro tem audiências com os ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

 

GUEDES - O ministro da Economia, Paulo Guedes, participa da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) via videoconferência.

 

CÂMARA - O plenário analisa hoje projetos de enfrentamento ao novo coronavírus (veja a pauta).

 

SENADO - Em mais uma sessão remota, senadores votam hoje o projeto (PL 46/2020) que trata da antecipação de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

EDUCAÇÃO

Cronogramas de estudo - No Pinterest, sugestões em vários formatos que ajudam na organização do tempo.

SABER

Olimpíadas - Os Jogos, e seus atrasos, passados a limpo (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Dados - Como funciona a plataforma do Banco Mundial que fornece aos usuários dados ambientais, sociais e de governança.

TECH

Games - Uma lista dos jogos mais populares (para smartphones e tablets) atualmente (saiba mais).

BEM-ESTAR

Pilates - No Youtube, o desenho animado resume a vida e a genialidade do criador da técnica.