COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 14.5.20

Cenário - 14.5.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Atualizado em 15 de maio de 2020 09:22

Agenda do Congresso

As sessões virtuais na Câmara e no Senado têm mostrado que as rotinas de votações e debates estão quase 100% concentradas na pandemia.

Não há expectativa de que algo - por mais relevante que seja - consiga furar essa bolha.

A exceção é a reforma tributária.

Lideranças no Congresso se organizam para reativar as discussões. Mas em outro contexto.

Os ajustes têm girado em torno do que os presidentes Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, indicam ao grupo que, antes da crise, estava dedicado ao assunto.

Pelo o que está colocado até agora, a retomada partirá das propostas já formatadas (veja aqui).

A questão de fundo que começa a ganhar força são as atualizações que serão necessárias para adequar o debate à conjuntura atual.

Forças pró-reforma entendem que a realidade mudou e que aquilo que se discutia até fevereiro precisa ser incrementado a favor da produção e do emprego.

PÓS-ISOLAMENTO

Olhar à frente

Hoje mais cedo, a Câmara fez um seminário on-line e convidou personalidades para discutir o retorno das atividades depois do período de isolamento social.

Participaram, entre outros, o economista Armínio Fraga e Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz (veja ou reveja).

PAUTA

O que está represado

Entre tantas coisas que perderam tração ou foram deixadas de lado pelo Congresso em razão do momento, uma se destaca: a MP 910/2019, que trata da regularização fundiária de ocupações em terras da União.

É que continua o impasse tanto na Câmara como no Senado.

O texto precisa ser aprovado até a próxima terça-feira, 19. Caso contrário, perde a validade.

CÂMBIO

Recados americanos

Para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o dólar fortalecido não é ruim. Ao menos neste instante para a maior potência.

"É uma grande época para ter um dólar forte", disse à Fox Business Network (veja aqui).

A declaração tem impactos nos mercados pelo mundo, mas não são muito diferentes daqueles já sentidos desde o início da semana.

No Brasil e em outras praças emergentes, o movimento de valorização da moeda americana ocorre não mais como uma tendência.

OMC

A saída de Azevêdo

O diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, formalizou hoje a decisão de deixar o cargo em 31 de agosto.

O brasileiro assumiu em 2013 e está no segundo mandato. Este ciclo terminaria em agosto de 2021.

A saída antecipada está diretamente ligada a uma série de questões abertas pela crise, mas outras bem mais antigas e tão desafiadoras quanto.

O planeta já andava mais fechado do que de costume e, com a pandemia, o comércio internacional foi profundamente abalado.

Na carta oficial divulgada hoje, Azevêdo resume as justificativas e diz que é preciso dar ao sucessor tempo suficiente para planejar (leia a íntegra).

ANTIVACINA

Frente de resistência

Não chega a ser novidade, mas os grupos que se opõem a vacinas de um modo geral têm trabalhado fortemente para influenciar a corrida científica que tenta encontrar um imunizante para a Covid-19.

A conceituada revista científica Nature analisa o tema e adverte que o movimento antivacina pode prejudicar os esforços para acabar com a pandemia.

Neil Johnson, físico da Universidade George Washington, em Washington DC, que estuda as táticas dos ativistas, diz que os grupos que se opõem às vacinas são pequenos, mas adotam uma estratégia de comunicação on-line (veja a imagem abaixo) "preocupantemente eficaz e abrangente" (leia aqui).

FSB TROCAS

Fluxo de boas ideias

Recentemente o Grupo FSB lançou o e-book "O Futuro da Comunicação Pós-COVID-19" (baixe aqui), que traz análises, pesquisas e insights sobre como as empresas devem ressignificar sua comunicação para ganhar destaque no mercado em um futuro próximo.

Ontem, 13, foi realizada uma webinar com participação de Alexandre Loures, sócio-diretor do Grupo FSB, Pollyana Miranda, diretora de digital na Loures Consultoria, Jaderson Alencar, diretor de estratégia digital na FSB, Damaris Adamucci, gerente de digital na Loures, e o convidado Cauê Madeira, especialista em comunicação digital (veja ou reveja).

EDUCAÇÃO

'Novo' ensino - O Brazil at Silicon Valley e a questão sobre uso da tecnologia na garantia de uma educação de qualidade (assista).

SABER

Fake News - A pandemia envolvida na teia global de desinformação, o papel das redes sociais e as consequências disso tudo (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Clima - Mudanças, aquecimento global e a marcha pela sobrevivência do Pinguim Imperador (saiba mais).

TECH

Wearable - A evolução dos tecidos inteligentes (saiba mais).

BEM-ESTAR

Música - Top 50 blogs, sites e influenciadores em musicoterapia em 2020 (saiba mais).