COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Circus >
  4. Caprichos do destino

Caprichos do destino

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Atualizado em 14 de abril de 2011 14:38

O título parece nome de valsa de Zequinha de Abreu, caipira nascido em Santa Rita do Passa Quatro. Compositor cem por cento brasileiro. Pois ele é mero pretexto para eu fazer algumas perguntas sobre música popular, para testar o conhecimento do leitor. De acordo? Então vamos lá.

Qual é aquela que é considerada a mais importante cantora popular brasileira de todos os tempos? Viveu boa parte da vida nos Estados Unidos, participando de filmes musicais, sempre com sapatos de salto plataforma altíssimos e cacho de frutas na cabeça, expedientes que ela inventou para esconder seu metro e meio de altura. Teu pai teria respondido, certamente, Carmen Miranda.

E qual foi o cantor argentino mais importante de todos os tempos? Cantava acompanhando-se ao violão, sempre muito elegante, como todo argentino que se preza, chapéu meio de lado na cabeça. Participou de inúmeros filmes e morreu quando o avião em que viajava caiu em Medellín, na Colômbia. Tua avó, evidentemente, teria dito Carlos Gardel.

E o compositor argentino mais famoso? Alfredo Le Pera, é claro, autor de tangos inesquecíveis como Melodía de arrabal, Cuesta abajo, Soledad, Volvió una noche, Golondrina, Lejana tierra mía e dois outros que qualquer um de nós cantarola facilmente: Mi Buenos Aires querido e El día que me quieras.

E o band leader, como se dizia então, mais famoso da Argentina, cuja orquestra executou os mais bonitos tangos dos anos 40/50? Francisco Canaro, é claro.

Teu pai talvez desconhecesse que a cantora brasileira Maria do Carmo Miranda da Cunha, nome original da nossa Chiquita Bacana, nasceu na freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada, distrito do Porto, em Portugal. Talvez ele também não soubesse que o nome de batismo do cantor argentino Carlos Gardel era Charles Romuald Gardès, nascido em Toulouse, na França. Outros dizem que teria nascido no Uruguai, tanto quanto o popular Pirincho, apelido do maestro Francisco Canaro, nascido na cidade uruguaia de San José de Mayo. Já o compositor argentino Alfredo Le Pera nasceu na cidade de São Paulo, no Brasil, embora jamais tenha composto qualquer samba.

Nada a admirar nisso, pois Ióssif Vissariónovitch Djugashvili, o ditador russo que se imortalizou como Stalin, não nasceu na Rússia, mas na Geórgia, da mesma forma como o ditador que, do outro lado da Europa, se imortalizou como grande líder alemão não era alemão. Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn, Áustria.

Mas, voltemos à música, que dá mais certo. Diga lá: o cantor francês Charles Aznavour, que abreviou o nome armênio Aznavourian, nasceu onde? Pois, curiosidade das curiosidades, nasceu em Paris.

E quem era Edith Giovanna Gassion? De origem italiana, era filha de um artista de circo e uma cantora de cabaré. Passou a infância num bordel dirigido pela avó, que dela cuidava porque, aos 3 anos de idade, Edith ficou cega. Curou-se disso, mas sua vida sempre foi plena de privações e sofrimento, morrendo aos 47 anos de idade, vítima de um destino cruel, com a colaboração da bebida, das drogas e dos inúmeros cafetões que a exploraram. O apelido que lhe foi posto e pelo qual ficou imortalizada refere-se a um pássaro. Que, ironicamente, não canta: pardal (piaf).

Por falar em cantor, qual era o nome verdadeiro de Elvis Presley? Por incrível que possa parecer era exatamente esse, com um Aaron no meio.

Orlando Garcia da Silva, nascido no Rio de Janeiro, era cobrador de ônibus. Enquanto recolhia as moedas dos passageiros, cantarolava animadamente, o que despertou a atenção de um deles, por nome Francisco de Morais Alves, cognomidado Rei da Voz. Desse casual encontro nasceu o Cantor das Multidões, como veio a ser conhecido o antigo cobrador de ônibus. Que o Caetano Veloso imitava na juventude e nos primeiros trinados. E que jamais foi nosso ministro dos Esportes.

E vamos ao cinema.

Os atores de cinema costumam adotar nomes alternativos, como a loira Marilyn Monroe, que, quando mais moça, se chamava Norma Jean e era morena. Já Issur Danielovitch Demsky, quem seria? Atrás desse nome de gângster russo, está um ator que foi a cara do Van Gogh, cujos pais eram naturais da Bielorrússia. E cujo filho adotou seu sobrenome fake, passando a chamar-se Michael Douglas. Nome, aliás, do lateral Máicon, da seleção brasileira, que nada em a ver com o Jackson.

E o Harrison Ford, qual é o nome real dele? O real nome dele é precisamente esse: Harrison Ford. Diz a lenda que ele trabalhava como carpinteiro no set de filmagens quando foi notado pelo diretor Francis Ford Coppola, que lhe ofereceu um papel no filme que estava preparando. Com Stars Wars o mundo perdeu um excelente carpinteiro e Harrison Ford ficou bilionário. Verdade que ele já fazia pontinhas em outros filmes, mas isso os biógrafos não contam.

Chega, ou quer mais?

Então diga: onde nasceu Madonna Louise Veronica Ciccone?