COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Direito Digit@l >
  4. Conexões e reflexões: A Tecnologia, o amor e a jornada comum

Conexões e reflexões: A Tecnologia, o amor e a jornada comum

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Atualizado às 09:58

Com a tecnologia, já não me escutam de longe, como se estivéssemos separados por centenas de milhas. Hoje, somos vizinhos, irmãos e irmãs, contemplando o pôr do sol sobre o mesmo rio. Todos nós compartilhamos este solo brasileiro, sob o mesmo céu, à beira do nosso lar comum. Digital Law Academy é meu sonho, minha Távola Redonda, um encontro entre irmãos. E mesmo Sir Key, com sua língua afiada, sua lealdade permanece inabalável. Aqui, encontramos as diversas faces do feminino e masculino descritos por Chrétien de Troyes. 

Em meio a diversas tradições, religiões e credos, ora unidos sob os mesmos altares, ora divididos por diferentes ideologias, ainda assim, ecoamos sob os mesmos campanários. Elevamos nossas vozes ao Criador, e o amor nos conecta nas mesmas preces, melodias e na celebração do simples. Se amor é uma religião, que todos nós compartilhemos deste encanto. Estamos traçando as páginas do grande livro da existência. 

A cada dia, podemos escolher ser heróis. Podemos ajudar, ter empatia e tratar todos com respeito. O contrário também é uma escolha. Podemos ser parte da solução ou do problema. 

Conhecem as origens das religiões e os mistérios da terra? As maiores tempestades e virtudes humanas? Recomendo "O Poder do Mito", de Joseph Campbell, publicado no Brasil pela Editora Palas Athena. Um antigo estudo de Harvard sugere que a felicidade é essencial para saúde e sucesso. Campbell nos mostra que os seres mais resilientes são aqueles que entendem a importância da cooperação. Assim vivem os lobos e os homens em harmonia com o cosmos, capazes de mover montanhas. Essa é a verdadeira fé. 

Amigos e companheiras, a convergência destes tempos, com as emergentes maravilhas da tecnologia, inteligência artificial e inovação, é algo magnífico, quase como uma oração perfeita e simples. Agradeço por ter tantos de vocês em minha jornada, tornando-a mais leve, afastando a tristeza e presenteando-me com gestos de bondade, em face de momentos de profunda saudade. Minha maior riqueza é estar cercado de amigos.