COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Direito Digit@l >
  4. Reflexões sobre a essência da tecnologia e a regulação da Inteligência Artificial: Uma perspectiva filosófica e jurídica

Reflexões sobre a essência da tecnologia e a regulação da Inteligência Artificial: Uma perspectiva filosófica e jurídica

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Atualizado às 07:32

Inspirado pela profunda reflexão de Martin Heidegger, que nos ensina que "A essência da tecnologia não é nada tecnológica", somos convocados a mergulhar nas implicações éticas e jurídicas que permeiam a inteligência artificial (IA). Essa jornada intelectual encontra ressonância nas preocupações expressas por Sam Altman sobre os riscos potenciais de uma IA desprovida de uma regulamentação adequada, sublinhando a imperativa necessidade de uma abordagem que seja tanto filosófica quanto jurídica. A proposição de uma entidade reguladora global para a IA não é apenas uma sugestão, mas sim um clamor pela instauração de uma governança que saiba equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade ética e jurídica. Esse equilíbrio revela-se essencial para prevenir os perigos que poderiam ser desencadeados pela caixa de Pandora tecnológica, assegurando que o desenvolvimento da IA se oriente pelo bem-estar humano, sem que isso implique uma renúncia à autonomia e à dignidade individual.

O diálogo sobre a essência da tecnologia e seu impacto na sociedade não pode ser restrito a uma esfera isolada do conhecimento. Pelo contrário, deve ser um empreendimento coletivo que envolva filósofos, juristas, tecnólogos e legisladores, em uma busca por uma coexistência harmoniosa entre humanidade e máquina. Este enfoque multidisciplinar é vital para a compreensão e implementação de uma ética tecnológica que honre a complexidade da condição humana.

Ademais, a deliberação do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos Estados Unidos (USPTO) ao estipular que apenas seres humanos possam ser reconhecidos como inventores nas patentes ressalta a importância da contribuição humana na inovação. Esta diretriz evidencia uma compreensão de que, apesar da IA poder facilitar o processo criativo, é a mente humana que instiga a verdadeira inovação. A decisão do USPTO de solicitar comentários públicos sobre as diretrizes relativas à inventorship de IA reflete um comprometimento com a evolução das normas jurídicas em consonância com os avanços tecnológicos, mantendo a primazia do ser humano como o agente transformador.

Essa conjuntura apela para uma reflexão aprofundada sobre a relação entre tecnologia, ética e lei, incentivando um debate aberto e inclusivo sobre como moldar um futuro em que a tecnologia, sobretudo a IA, seja desenvolvida e utilizada de maneira que respeite e promova os valores fundamentais da humanidade.

__________

Referências

Para aprofundar-se nas declarações de Altman, visite [Futurism].

Para mais informações sobre a posição do USPTO em relação à IA e patentes, consulte [ArsTechnica].