COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. A importância de entender os riscos nos investimentos

A importância de entender os riscos nos investimentos

BTG Pactual

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Atualizado às 07:46

Uma das principais dúvidas dos investidores iniciantes é entender o nível de risco na hora de investir - evidente que qualquer decisão na vida envolve riscos e, por isso, no universo dos investimentos a situação também acontece. Logo, para aproveitar o que o mercado financeiro tem a oferecer é preciso entender o conceito de risco de investimento.

Ao compreender o tema, é possível fazer análises antes de tomar uma decisão. Desse modo fica mais fácil alinhar suas escolhas às suas necessidades e expectativas. Então você precisará aprofundar os conhecimentos sobre os riscos envolvidos nas operações e como mitigá-los.

Para começar, o conceito de risco remete à chance de algo não acontecer da forma que você espera ou em desacordo com os seus interesses.

No BTG Pactual você investe em mais de 1000 opções de produtos adequados ao seu perfil. Renda fixa, fundos, ações na bolsa e muito mais. Abra agora sua conta!

No mercado financeiro, o risco é a probabilidade de uma ocorrência impactar nos resultados das aplicações e ativos. Portanto, é um risco financeiro, já que a concretização da probabilidade abordada tende a gerar prejuízos.

E se o risco faz parte da realidade de todo investimento, é preciso entender o quanto você está disposto a se arriscar. Existem pessoas que toleram mais oscilações e perdas, enquanto outras preferem um grau de risco de investimento menor.

Dessa forma, para alguém começar a investir no BTG Pactual, é necessário completar o teste que define o perfil de investidor - assim, é possível indicar e liberar o acesso aos investimentos que estão de acordo com o nível de cada pessoa.  Conheça os três perfis:

Conservador

Com baixa tolerância à perda e à volatilidade, o conservador é alguém que prefere investimentos de baixo risco e que tenham condições mais controláveis. Suas principais escolhas estão na Renda Fixa.

Moderado

A tolerância do moderado é um pouco maior ao risco comparado ao conservador. Geralmente, ele renuncia à parte da segurança em troca de mais retorno. Por isso, pode recorrer a uma estratégia de investimento de médio risco. Entre os investimentos preferidos desse perfil, estão os fundos de investimento  e a renda fixa.

Sofisticado

O investidor sofisticado tem mais apetite ao risco que os outros perfis. Como consequência, consegue lidar melhor com possibilidades de perdas e oscilações, pois está em busca de rentabilidade. Para isso, é comum que busque oportunidades de investimento de alto risco. Seu leque de escolhas é muito maior - criptomoedas, ações, opções , e fundos multimercado. 

Quer saber em qual desses perfis você se encaixa? Clicando aqui você acessa gratuitamente o Simulador de Investimentos do BTG Pactual, descobre seu perfil e recebe sugestões de aplicações adequadas ao seu estilo.