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Mais agilidade nas tarefas

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Atualizado às 08:04

Nossa amiga Neila Araújo pergunta:

"Como conversar com um colaborador, pedindo para ser mais ágil na execução das tarefas, porém, não quero que se sinta pressionado. É possível?"

Neila, obrigado pela pergunta. Apesar de ser uma questão delicada, acaba sendo natural o escritório querer obter resultados com os colaboradores. Então vamos lá:

Metas:

O primeiro passo (e o mais importante) são as metas. Não existe cobrança se não existe metas acordadas entre as partes.

Se é uma tarefa pontual, o colaborador tem que se saber que deverá entregar aquilo até a data e hora combinadas. Se não o fizer, imediatamente já entende que "pisou na bola" e não cumpriu com o acordado.

Se é uma tarefa usual, que ela faz todos os dias e não tem a rapidez devida, uma micrometa deve ser estabelecida, como por exemplo: "Essa atividade que estou te pedindo consegue ser finalizada até dia XX?".

Veja que aqui estou supondo uma conversa amigável para que o rendimento seja bom e adequado entre as partes, pois é ela quem vai dar o prazo, que deverá ser respeitado. Em função disso, passamos ao próximo ponto.

Conversas e feedback:

Se uma pessoa não está cumprindo as metas estabelecidas, uma conversa franca deverá ocorrer entre as partes, deixando claro que muitas atividades deveriam ter as finalizações mais agilizadas. É importante mostrar que o escritório a vê como pessoa chave para execução daquilo e a integração do trabalho dela com o restante do escritório depende desta agilidade. Isso nos leva ao próximo ponto.

Evolução:

O ponto principal da conversa que detalhamos no ponto anterior é mostrar que o que queremos não é apenas cobrar cegamente uma atividade para que ela seja executada rapidamente, mas que queremos que o colaborador evolua nas suas atividades e evolua no escritório. É importante mostrar abertamente que vemos a colaboradora como merecedora de um possível crescimento no escritório, mas que existem detalhes que precisam ser acertados na rotina dela para que isso aconteça.

Resumidamente precisamos mostrar, através de metas e feedback, que queremos crescer esse colaborador na nossa estrutura e que se ele se empenhar na execução correta, com agilidade, isso ocorrerá.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!