COLUNAS

1 para 3

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Atualizado em 30 de maio de 2019 14:31

Nosso amigo Bruno K. Fornaris pergunta:

"Prezado Alexandre, possuo um escritório de médio porte no centro do Rio de Janeiro e estou em vista de fazer uma parceria com um escritório de Curitiba e outro em São Paulo. Acredita que seja possível criar um projeto para que os três escritórios sigam em sincronia?"

Bruno, obrigado pela pergunta. Eu precisaria de maiores dados para fazer uma análise mais substancial do cenário, mas vamos a algumas considerações:

Se você está pensando em uma única estratégia e/ou plano de ação para três escritórios diferentes, é muito difícil que isso se execute satisfatoriamente. Cada escritório geralmente tem tantas facetas diferentes que é bastante complicado que elas se encaixem perfeitamente em outro escritório. Suas áreas de atuação, seus nichos prospectivos, o formato de atuação, seus diferenciais perante a concorrência, o tamanho do escritório, o modelo de negócios, o perfil do escritório, o perfil dos sócios e até a área geográfica de atuação impactam para que cada escritório tenha perfil e vida própria, o que geralmente faz com que exista apenas uma estratégia customizada ao mesmo. Essa estratégia dificilmente se encaixará na vida de outro escritório, mesmo eles sendo aparentemente iguais.

Agora, se você está pensando na fusão de seu escritório com os demais, aí já estamos falando em criar uma marca única, com objetivos focados e perfil alinhado. Aí sim existe a possibilidade de entrosamento de ideais e consequentemente um plano de ação único e integrado.

Vale lembrar que estou eliminando a possibilidade de simples parcerias de trabalho pelo fato de você ter mencionado "um projeto para três escritórios". Se for este o caso confira o que eu comentei sobre parcerias de sucesso da advocacia na coluna da semana passada.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!