quarta-feira, 20 de maio de 2020

ISSN 1983-392X

Marketing Jurídico
Alexandre Motta

O delicioso prato do marketing jurídico

sexta-feira, 13 de março de 2020

Os amigos Carla Moraes, João Macedo Telles e Péricles tem perguntas semelhantes:

"Alexandre, investi em marketing digital sem bons resultados. Onde errei?"

"Muito do que se fala de inbound marketing na prática não é nada disso, concorda?Defenda se possível".

"Li um artigo de marketing jurídico falando de redes sociais e como vender apenas com elas. Sua experiência aponta que esse é um caminho viável para advogados que querem vender seus serviços"?

Prezados, obrigado pelas perguntas. Como são perguntas de cunhos semelhantes, resolvi agregar uma única resposta para todos.

E para responder, vou perguntar: quantas vezes você preparou um prato com metade dos ingredientes? Ou, para aqueles que não cozinham, quantas vezes o seu sanduiche feito com apenas um ou dois itens ficou bom?

Colocadas as perguntas no ar, vou repetir algo que já falei diversas vezes em vários artigos e colunas: marketing digital não é o marketing jurídico completo, mas sim apenas parte dele. Fazendo a analogia da refeição, fica claro que, para se ter sucesso em marketing e vendas, é preciso implementar diversas ferramentas, ao mesmo tempo, sendo que apenas uma tem o enfoque digital. E é por isso que atendo diversos advogados que tem a impressão de investimento falho na esfera digital, ao passo que o certo seria uma amplitude de análise e soluções customizadas que abrangesse todas as possibilidades (vale lembrar que hoje temos mais de 60 ferramentas de marketing possíveis ao advogado moderno).

A esfera digital na advocacia é extremamente importante, porém pensar apenas nesse lado é realmente pensar em fazer um sanduíche apenas com pão e alface. O prato ou sanduíche só fica realmente bom quando todos os ingredientes estão fazendo sua parte para tornar aquela experiência culinária excepcional.

Quer saborear um bom prato de marketing jurídico?

É digital e analógico ao mesmo tempo.

É online e offline ao mesmo tempo.

É a melhor estratégia customizada com o todas as possibilidades sendo estudadas em um conjunto completo.

Bom apetite!

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

Alexandre Motta

Alexandre Motta, é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda" e "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.

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