sexta-feira, 3 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Marketing Jurídico
Alexandre Motta

Milhões de métodos de marketing

sexta-feira, 3 de abril de 2020

O amigo Adriano Machado pede:

"Por favor me explique os milhões de métodos de marketing que existe e qual o melhor para o meu escritório."

Adriano, obrigado pelo comentário. Realmente existem diversas e diversas metodologias no mercado hoje. Muitas são complementares ou sequenciais, mas a verdade é que existem "milhões" como você comenta. Marketing Direto e Indireto, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Marketing de Relacionamento, Marketing de Posicionamento, Marketing de Guerrilha, Marketing de Permissão, Marketing de Performance, Marketing Multinível, Marketing de Afiliados, Marketing B2B, Marketing B2C, Endomarketing, Agile Marketing, Linha Situacional, SPIN Selling, N.E.A.T. Selling, Venda Conceitual, SNAP Selling, Sistema Sandler, MEDDIC, Venda de Solução, AMD, Flywheel Marketing, Marketing Social, Marketing de Nicho, Marketing de Fidelização, Marketing Promocional, Marketing de Proximidade, Mobile Marketing, Inbound e Outbound Marketing, entre diversas outras.

Infelizmente, devido ao tamanho da coluna, não conseguiremos conceitualizar todas, mas o importante é entender que, como sempre digo, "para cada objetivo, sempre existe uma estratégia customizada e adequada". Posto isso, virtualmente é impossível responder sua pergunta de quais caminhos de marketing são os ideais para seu escritório. Uma análise completa deve ser feita antes de saber qual a metodologia (ou metodologias combinadas, em muitos casos) é mais adequada para você. São tantas as variáveis a serem pesquisadas (tamanho do escritório, áreas de atuação, público-alvo, espaço geográfico de atuação e prospecção, perfil do escritório, perfil pessoal dos sócios, especialização, número de advogados, nichos e segmentos de atuação, organograma e fluxograma da operação interna, tempo de atuação, diferenciais reais e modelo de negócio, entre outras) que fica extremamente difícil dar qualquer diretriz sem maior conhecimento.

A boa notícia é que o dr. Google está aí para pesquisarmos e entendermos quaisquer um destes caminhos e tipos de marketing colocados acima. O que não pode – e essa é a dica mais real que posso lhe dar hoje – é não fazer nada. Ficar parado alegando o não conhecimento de possíveis ações de marketing é o jeito certo de ficar pra trás na acirrada competição que acontece hoje no mercado jurídico. Corra atrás do seu espaço. Só depende de você.

Finalizo o artigo apenas com um alerta: cuidado para que o método adotado não seja apenas uma cópia de outra metodologia com um nome modificado. Mesma coisa, nomes diferentes. Isso acontece demais nos dias de hoje, infelizmente.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!

Alexandre Motta

Alexandre Motta, é consultor e sócio diretor do Grupo Inrise. Com formação e pós-graduação em marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), atuou durante cinco anos em escritório jurídico como responsável pela área de desenvolvimento de negócios e comunicação com clientes. É palestrante oficializado pela OAB (tendo recebido inclusive a Medalha do Mérito Jurídico), escreve artigos de relevância para o mercado atual e é autor dos livros "Marketing Jurídico – Os Dois Lados da Moeda" e "O Guia Definitivo do Marketing Jurídico". Apresenta também o programa de entrevistas Conversa Legal, focado na interatividade dos profissionais do setor jurídico. Desde 2002 mantém, através de sua consultoria, uma clientela de inúmeros escritórios jurídicos sob sua responsabilidade de atuação e crescimento em marketing ético.

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