COLUNAS

Metas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Atualizado às 09:05

O amigo Ricardo Polleto comenta:

"Bom dia, Alexandre: escutei uma expressão em uma reunião no ano passado e gostaria de saber sua opinião. A frase foi "a pior resposta possível para uma pessoa que não performa é: estou fazendo o possível". A frase me deixou intrigado e gostaria de saber sua opinião. Obrigado!"

Ricardo, obrigado pela sua pergunta. Imagino que o cenário envolvido não tenha sido agradável, pois me parece - posso estar errado - que a pessoa envolvida não estava de alguma maneira dando o retorno necessário. Quando você comenta que a pessoa "não performa" imagino que ela não tenha batido metas colocadas pelo escritório.

Se eu estiver correto nessa interpretação, a verdade é que concordo com quem a colocou. Dentro de um cenário onde você ter uma meta preestabelecida e partindo do princípio básico de que todas as ferramentas foram dadas para que você pudesse obter o resultado pretendido (o tempo necessário, o maquinário adequado, o conhecimento para que aquela tarefa se realize), realmente a pior frase que uma pessoa pode falar é "estou fazendo o possível".

Veja: se você tem todos os requisitos comentados acima, diz que está trabalhando dentro do seu potencial completo e, mesmo assim, não está chegando aos resultados, isso mostra que você não tem qualificação para estar naquele cargo. Seria mais fácil você falar "pode me demitir pois não consigo performar da maneira correta" pois é exatamente isso que provavelmente está passando na cabeça do seu chefe ao entender que, mesmo investindo tempo, instrução e dinheiro em você, não obteve resultados interessantes.

Não sei ao certo se esse cenário comentado aconteceu em um escritório de advocacia ou não, mas a verdade é que se você não bater as metas estabelecidas pelos sócios, sua classificação como "funcionário que queremos manter" vai diminuir bastante, o que pode, eventualmente, levar à uma demissão.

Tente entender suas falhas e a razão por trás de não bater metas. Explique essas dificuldades aos sócios, que inclusive podem te ajudar a melhorar nos pontos deficitários ou criar uma nova estratégia que contornem esses erros. Porém, se eles não forem avisados, não tem como ajudar.

E fica aqui uma última dica: não espere a data da cobrança dos resultados para informar que não conseguiu. Se antecipe e pontue que está tendo dificuldades para chegar lá. Uma coisa é você se desdobrar, de todas as maneiras, para bater metas. Mesmo não conseguindo, o esforço visto pelos sócios contará pontos, tenha certeza. Outra coisa é você simplesmente responder "não consegui, mas fiz meu melhor".

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!