COLUNAS

Mundo BANI

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Atualizado às 08:37

O amigo Jonas Barreiro pergunta:

"Tenho um pouco de dificuldade de acompanhar todos os termos técnicos que surgem. Outro dia aprendi sobre o Mundo VUCA e hoje já vi palestras sobre o Mundo BANE. Qual a diferença ou é a mesma coisa?"

Jonas, obrigado pela pergunta. Pois é, meu amigo, o mundo não para. O que era válido um tempo atrás já não faz sentido agora. Essa evolução constante sempre aconteceu e sempre acontecerá, felizmente. E, obviamente, nos últimos tempos, a pandemia ajudou o mundo a se reinventar e acelerar estas mudanças. Então, o que valia para o conceito de Mundo VUCA - que era sigla para Volatility (Volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (Complexidade) e Ambiguity (Ambiguidade) - já está no passado.

A descrição de mundo hoje está sendo associada à sigla BANI (não BANE). O acrônimo BANI significa Brittle (Frágil), Anxious (Ansioso), Nonlinear (Não linear) e Incomprehensible (Incompreensível) e mostra um mundo pós pandemia que tem cada vez mais capacidade de se renovar, onde cada peça não tem mais a estabilidade e segurança de outros tempos. Tudo pode ser remodelado em função de ideias, tecnologia, disruptividade e novos cenários econômicos e sociais. O "novo", neste contexto atual, dura pouquíssimo tempo e já está presente em nossa vida, sem percebermos.

Você já viu como diversas empresas e escritórios fecharam as portas na pandemia, por não terem se preparados corretamente? Fragilidade.

Você já viu como as pessoas estão desesperadas por saber o que vai acontecer em suas vidas pessoais e profissionais? Ansiosidade.

Você já viu como um planejamento feito para um longo prazo pode ser "destruído" por fatos alheios ao criador, como uma pandemia? Não linearidade.

Você já viu como as pessoas estão perdidas com tantas fake news e mentiras diariamente sendo bombardeadas em todas as mídias? Incompreensibilidade.

 

Então, respondendo sua pergunta se são a mesma coisa: não, não são. Na verdade, o mundo BANI é a evolução do mundo VUCA.

E não tenha vergonha alguma de ter dificuldade de acompanhar os termos modernos. A verdade é que metade dos termos pomposos hoje são cópias de outros termos. A pessoa vê uma metodologia, dá um outro nome, e tenta convencer o mercado que aquilo é novo. Então temos muitos termos diferentes para coisas iguais. Uma lástima que realmente só ajuda a atrapalhar.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!