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Financeiro jurídico, rentabilidade e bonificação

sexta-feira, 8 de julho de 2022

Atualizado às 07:10

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago três perguntas importantes para meu amigo e membro da comissão Fernando Henrique.

Coluna Marketing Jurídico: Um dos problemas mais comuns na advocacia é brigar com o financeiro e seus problemas diários. Quais suas dicas nesse sentido?

Fernando Henrique: Saber os seus custos e despesas é muito importante e quase todos os escritórios tem essas informações muito bem mapeadas. Mas saber de onde vem o dinheiro em detalhes, já nem todos tem. Divida as entradas (honorários) por áreas, sub áreas e ainda por matérias; ai sim você vai ter uma noção exata de onde vem o dinheiro e o quanto cada advogado é responsável pelo faturamento.

Coluna Marketing Jurídico: E em termos de rentabilidade em contratos? Qual o gancho ideal para o acerto?

Fernando Henrique: Timesheet é a palavra aqui. Sem um Timesheet bem feito e revisado por um advogado sênior é impossível calcular a rentabilidade de um contrato. Mas não é só isso, para que o Timesheet tenha sentido é preciso saber qual o valor da hora trabalhada de cada componente da equipe técnica, começando pelos estagiários até os sócios do escritório.

Coluna Marketing Jurídico: Muito se fala sobre bonificação para o staff de um escritório. Quais suas breves considerações sobre o assunto?

Fernando Henrique: Saber quanto pagar para sua equipe jurídica e para o pessoal do administrativo não é tão fácil assim. Estabeleça metas a serem atingidas, pense em todas as características que você espera de um advogado/administrativo, quantifique o que é ruim, médio, bom e ótimo e mostre para sua equipe onde você quer que eles cheguem. Seja claro na exposição e honesto na avaliação. Dê feedback semestralmente e mostre a evolução.

E aí está a contribuição de nosso amigo Fernando Henrique. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico para o e-mail [email protected] (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!