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Metaverso e Growth Hacking

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Atualizado às 07:52

Amigos da coluna Marketing Jurídico, seguindo nossa temporada de compartilhar o conhecimento dos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico da ABA (Associação Brasileira de Advogados) da qual orgulhosamente sou presidente, hoje trago duas perguntas importantes para meu amigo e membro da comissão Wilson Roberto.

Coluna Marketing Jurídico: O futuro já e hoje na advocacia. Com isso em mente, pergunto: advogados já devem se preparar para o Metaverso?

Wilson Roberto: Com certeza. Para você ter ideia, já em 2021, em Nova Jersey (EUA), o escritório de advocacia Grungo Colarulo inaugurou sua sede no universo virtual. O escritório metaverso de Grungo Colarulo se encontra localizado em Decentraland, uma plataforma de realidade virtual 3D. Segundo um dos sócios do escritório de advocacia, a iniciativa veio com a própria demanda dos clientes - eles não querem apenas mais uma reunião por videoconferência (muito utilizado na pandemia da Covid-19); querem algo a mais.

Coluna Marketing Jurídico: O que é Growth Hacking na advocacia?

Wilson Roberto: Legal Growth Hacking é um termo que passou a ser usado recentemente por alguns profissionais. Resumidamente, trata-se da implementação do "growth hacking" no mundo jurídico, envolvendo marketing, técnicas de gestão, engenharia e tecnologia da informação. Pode ser dito que essa é uma estratégia que foi criada pelo Sean Ellis, fundador do Dropbox, e funciona com base na criação de hipóteses e experimentos com o fito de aumentar o crescimento de uma empresa.Esse método tem sido usado por startups e combina estratégias de marketing, engenharia e tecnologia da informação.

E aí está a contribuição de nosso amigo Wilson Roberto. Quer conhecer um pouquinho mais sobre a carreira dele? Acesse um destes links:

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A coluna Marketing Jurídico seguirá dessa maneira, apresentando a opinião e dicas pontuais de nossos membros da Comissão Nacional de Marketing Jurídico. Porém não fique chateado pois essa configuração é só por um curto período e em breve volto ao nosso formato tradicional, respondendo as perguntas dos nossos seguidores, ávidos e curiosos sobre marketing real.

Espero ter ajudado.

Confira toda sexta-feira a coluna "Marketing Jurídico" e envie suas dúvidas sobre marketing jurídico, gestão de escritórios, cotidiano dos advogados empreendedores ou dúvidas gerais sobre o dia a dia jurídico por e-mail (com o título Coluna Marketing Jurídico) que terei um grande prazer em ajudar.

Bom crescimento!