COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Migalhas para Estudantes >
  4. Apresentação das Migalhas para Estudantes

Apresentação das Migalhas para Estudantes

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Atualizado às 12:44

Primeiramente, falando sobre mim: meu nome é Gabriel Rodrigues Teixeira, tenho 20 anos, sou estudante de Direito na Universidade de Brasília (UnB), passei os últimos meses como Visiting Student na UC Berkeley e, estando agora de volta ao Brasil, serei o responsável pela produção semanal da coluna Migalhas para Estudantes.

Tendo sido aprovado na UnB no começo de 2020, infelizmente não tive tantas oportunidades de aproveitar a faculdade e os importantíssimos primeiros semestres do curso antes da transição para o ensino à distância motivada pela pandemia da covid-19. Ainda assim, tentei tirar o máximo da situação frequentando congressos, palestras, aulas optativas e me candidatando a diferentes monitorias. Em meio a tudo isso, em 2021 surgiu a ideia de tentar um semestre estudando fora do país em uma faculdade de ponta. Passados meses de entrevistas e questões burocráticas, fui aprovado na UC Berkeley e, então, tive a surreal oportunidade de fazer parte de seu corpo estudantil durante o primeiro semestre deste ano. Berkeley, com toda sua tradição de inovação e produção acadêmica, foi o ambiente perfeito para que a ideia rudimentar do Migalhas para Estudantes surgisse: escrever sobre assuntos especialmente relevantes àqueles que, assim como eu, se aventuram no tão concorrido mundo legal.

Segundo o último "Exame de Ordem em Números", relatório publicado pelo Conselho Federal da OAB e elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, o brasileiro que decide pela carreira legal entra num mercado abastecido por mais cursos de formação jurídica do que em todos os outros países do mundo - somados. Ele tem, logo, que passar por consecutivos gargalos para se destacar: concorrem, em média, cinco vestibulandos para cada vaga num curso de Direito; entre os aprovados, somente uma parcela concluirá o curso; entre aqueles que concluirão o curso, apenas uma será aprovada no Exame de Ordem; por último, mesmo para os que forem aprovados na OAB e estiverem regulamentados a atuar como advogados, não é simples se posicionar competitivamente no mercado.

Partindo disso, o Migalhas para Estudantes se propõe justamente abordar os obstáculos de um futuro jurista durante as primeiras fases definitivas de sua carreira jurídica: o período universitário, as introduções à pesquisa acadêmica, os estágios, os projetos extracurriculares, o networking profissional e a montagem de um currículo competitivo são todos pilares fundamentais da formação do estudante de Direito e, por isso, serão os principais focos desta seção especializada do Migalhas.

Quando e onde começar a estagiar? Quais as diferenças entre estagiar em órgãos públicos, tribunais, escritórios pequenos ou grandes? Como conciliar estudo e trabalho? Vale a pena publicar trabalhos acadêmicos? Como aproveitar ao máximo as oportunidades da faculdade? É viável interromper a graduação para estudar fora do Brasil? Como tornar o currículo mais competitivo? Por que e como participar de processos seletivos?

Contando com relatos de expoentes da advocacia e da Justiça brasileira sobre seus primeiros passos profissionais, uma coluna semanal TODA SEGUNDA-FEIRA sobre temas relevantes ao mundo jurídico e posts diários na página do Instagram, o Migalhas para Estudantes publicará conteúdo relevante a toda uma futura geração de aficionados pelas leis: do estudante de segundo grau que planeja cursar Direito ao jovem advogado de currículo cintilante, todos podem se beneficiar com opiniões especializadas e qualificadas antes de tomar decisões profissionais. Resumindo a programação: colunas às segundas, Instagram (@MigalhasEstudantes) nos outros dias!

Como todo início de projeto, conto com feedback e sugestões para melhor atendermos às dúvidas, curiosidades e questionamentos do público interessado. Sugestões de temas ou entrevistas são especialmente bem-vindas! Sinta-se livre para entrar em contato através das mensagens diretas na página oficial do Instagram (@MigalhasEstudantes) ou por e-mail.