Segunda-feira, 15 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Benefícios do BYOD com o cloud computing

Thiago Madeira de Lima

Quando o assunto é a utilização de dispositivos móveis no trabalho, o quesito segurança é a maior objeção das empresas.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

O BYOD, fenômeno de levar os dispositivos pessoais para o ambiente de trabalho, está mudando a maneira que utilizamos a tecnologia na empresa. A previsão é que até 2020, 60% dos funcionários das empresas utilizem seus próprios smartphones para atividades relacionadas ao trabalho, enquanto a utilização da nuvem pública para fins de armazenagem de informações deve ter um crescimento na faixa de 50% ainda neste ano.

O cloud computing pode tornar o BYOD mais seguro

Quando o assunto é a utilização de dispositivos móveis no trabalho, o quesito segurança é a maior objeção das empresas. Se um dos colaboradores perde seu dispositivo e este cai em mãos erradas, as informações corporativas que nele estiverem, vão junto. Considerando ainda que, aproximadamente, 46% dos funcionários admitem que deixam alguém utilizar seu smartphone em algum momento, essa preocupação é justificada.

Dispositivos pessoais que têm acesso à rede corporativa são vistos como pontos de acesso fáceis por invasores e, consequentemente, o ponto mais vulnerável da empresa.

Enquanto as empresas podem garantir que seus próprios dispositivos tenham os recursos necessários para garantir a segurança durante os acessos à sua rede, ela acaba perdendo o controle quando o assunto é o BYOD, uma vez que não é possível saber se os dispositivos que irão se conectar ao WiFi, por exemplo, estão livres de ameaças.

Com a ascensão de notebooks, tablets e smartphones no local de trabalho, a computação em nuvem é a solução mais adequada. Com esse tipo de tecnologia, todo o processamento e armazenamento de dados ocorre fora dos dispositivos móveis e é feito todo na nuvem – isto é, com segurança de acesso apenas para quem a informação for importante.

A tecnologia de nuvem também oferece ferramentas de gestão de dispositivos móveis para ajudar a assegurar a segurança dos dispositivos externos, através de uma localização central. Esse tipo de ferramenta também possibilita que os colaboradores formatem seus dispositivos perdidos ou roubados, para garantir que as informações sensíveis não sejam acessadas por pessoas de fora da organização – um terço dos colaboradores de diversas empresas admitem que os arquivos do trabalho não são criptografados em seus dispositivos móveis.

Cloud computing faz aumentar a produtividade do BYOD

Apesar das preocupações com segurança, o BYOD veio para ficar, e não é à toa. Os funcionários adoram utilizar seus próprios computadores e smartphones, isso os torna mais felizes e, consequentemente, mais produtivos. As empresas sabem disso, e por isso adotam os mecanismos que possibilitam implantar esse modelo sem maiores preocupações, e assim, tornarem seus colaboradores mais eficientes.

Por sua vez, a computação em nuvem pode ajudar as empresas a lidarem com as interrupções. Caso o dispositivo utilizado por um colaborador seja perdido, roubado ou quebre, basta ligar outra máquina e começar a trabalhar com todos os dados armazenados na nuvem.

Nossa maior recomendação é usar essas novas tecnologias, que vieram para ficar, a favor do negócio. A Penso Tecnologia pode te auxiliar com os próximos passos a serem dados no sentido da computação em nuvem, principalmente com o BYOD, para reduzir as vulnerabilidades da sua empresa que precisará lidar com esse fenômeno. Você já sente os impactos do BYOD na sua empresa? Se sim, o que é feito para gerenciá-lo?

___________________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.