Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Qual a melhor opção: terceirizar a TI ou investir em uma equipe interna?

Thiago Meyrelles

A principal vantagem de manter um departamento ao invés de terceirizar a TI é contar integralmente com a dedicação dos profissionais.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

É fato: empresas de todos os tamanhos e segmentos precisarão utilizar soluções tecnológicas em algum momento de suas trajetórias. Mais do que facilitar processos rotineiros e garantir a segurança dos dados organizacionais, a atuação da área tem sido cada vez mais direcionada à estratégia e se tornado diferencial competitivo no contexto digital. Diante disso, as organizações ficam no dilema: terceirizar a TI ou investir em uma equipe interna?

Listamos as vantagens e desvantagens das duas opções para ajudá-lo a decidir pelo processo mais adequado ao perfil e objetivos de sua empresa.

Ter uma equipe interna

A principal vantagem de manter um departamento ao invés de terceirizar a TI é contar integralmente com a dedicação dos profissionais. Em contrapartida, essa praticidade pode pesar no bolso da empresa, pois ela deve arcar com as despesas trabalhistas e disponibilizar a infraestrutura.

Se você deseja ter uma equipe interna de TI deve, ainda, considerar dois pontos importantes. O primeiro diz respeito às diversas especialidades da área. Como se trata de muitos segmentos é improvável (e financeiramente inviável) contratar profissionais que dominem todos eles. Por fim, sua cultura organizacional deve valorizar e incentivar o aprendizado contínuo. Caso contrário, a equipe ficará tecnicamente defasada e você não terá apoio necessário na elaboração de projetos inovadores que garantam a competitividade de sua empresa.

Terceirizar a TI

Hoje, é possível terceirizar a TI parcial ou integralmente. Dá para contratar desde serviços de manutenção rotineiros até disponibilização de nuvem e segurança dos dados. Dessa forma, as empresas podem comprar soluções de acordo com as suas necessidades e no período desejado, o que revela um excelente custo-benefício.

Ao terceirizar a TI, a empresa contratante tem à sua disposição uma equipe bem qualificada e atualizada para lidar com as mais diversas tecnologias, entre aplicações, equipamentos, softwares e sistemas operacionais.

Terceirizar a TI é tendência nos últimos tempos. Como dissemos, os frequentes avanços tecnológicos obrigam as empresas a adaptarem seus recursos técnicos e infraestrutura para encarar seus concorrentes, acompanhar o mercado e, até mesmo, antecipar demandas de consumo. Portanto, contratar uma organização especializada na solução desejada proporciona:

  • Inovação para o negócio
  • Redução dos custos fixos e operacionais
  • Mais foco ao core business
  • Atendimento eficaz da demanda (caso esteja em crescimento)
  • Suporte especializado, treinado e atualizado

Muitos acreditam que deixar os serviços de TI nas mãos de empresas terceirizadas dificultaria o controle dos processos. Mas se a parceria for respaldada por contrato, a organização contratante poderá acompanhar de perto o serviço prestado e validar cada etapa. Isso garante a entrega e qualidade dos serviços.

Agora que você já sabe os principais pós e contras de terceirizar a TI e manter uma equipe interna, considere as necessidades e orçamento da sua empresa. Você também pode se basear na área que deseja investir. Por exemplo, para atuação mais estratégica, melhor investir num departamento próprio, que estará mais ligado ao core da empresa. Já para atender as demandas de infraestrutura ou outras necessidades mais pontuais, optar pelo outsourcing talvez seja mais interessante.

Se você decidiu terceirizar a TI, procure por uma empresa referência no setor. Certifique-se de que ela tenha profissionais bem qualificados, recursos necessários e, principalmente, soluções alinhadas às novidades do mercado, como é o caso da Penso Tecnologia. Acesse agora o nosso portal, deixe suas demandas de tecnologia para especialistas no assunto e foque seus recursos na atividade principal do seu negócio!

_____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.