Terça-feira, 19 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Transformação digital: como aproveitar a tecnologia para inovar na advocacia

Antonio Gerassi Neto

Com as mudanças, surgem novas oportunidades para empreender. Saiba mais.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Você consegue imaginar como seria advogar hoje, sem aplicativos como o WhatsApp? A internet transformou nossa forma de trabalhar. Ao mesmo tempo, a tecnologia exige mais dos advogados. Num país com mais de 1 milhão de profissionais registrados na OAB, sucesso é mais do que capacidade técnica.

É claro que oferecer um serviço de qualidade continua sendo essencial, mas as mudanças no mundo exigem um novo olhar sobre a advocacia: um olhar empreendedor. "Inovação" se tornou quase um chavão nos ambientes de negócios. Isso não é à toa! Num mundo em que novas tecnologias aparecem todos os dias, para quem quer se destacar no mercado se acomodar não é uma opção.

Meu nome é Antonio Gerassi Neto e sou CEO da Aurum, uma empresa que desenvolve softwares para advogados. Tenho mais de 20 anos de experiência em tecnologia jurídica e hoje eu vou te dar algumas dicas para aproveitar as transformações digitais do mundo a seu favor. Olha só:

Otimize a gestão do seu negócio

A primeira coisa a fazer quando se fala em aplicação da tecnologia é automatizar seus processos de trabalho. Sabe aquela tarefa que você sempre passa para o estagiário e ocupa horas de trabalho ou então que você mesmo precisa fazer, caso seja um advogado autônomo? Muitas vezes ela pode ser automatizada com a ajuda de um software para advogados. Isso se traduz em ganhos de produtividade, isto é, menos trabalho e mais honorários disponíveis.

Programas como o Astrea, sistema que desenvolvemos na Aurum, podem buscar automaticamente os andamentos dos seus processos. Assim, você e sua equipe não perdem horas buscando dezenas ou centenas de processos em diferentes sites de tribunais. E para te ajudar ainda mais, o software envia notificações quando algum prazo importante está chegando.

Redigir documentos também fica mais fácil com o Astrea. Nele você pode criar modelos de documentos e combinar os dados dos seus clientes quando precisar. Ele permite que você personalize suas petições, procurações, contratos de honorários e outros documentos e as emita para um cliente com poucos cliques.

Além disso, você consegue criar listas de tarefas, marcar eventos na agenda, acompanhar o financeiro do seu escritório e guardar todas as informações dos seus clientes (incluindo os documentos escaneados) em apenas um lugar! Com um software na nuvem, suas informações estão seguras e sempre 100% disponíveis de onde você estiver. Saiba mais sobre as vantagens de usar um software jurídico aqui.

Saiba escolher as melhores ferramentas

Se você já decidiu otimizar suas rotinas, chegou a hora de escolher as melhores ferramentas para o seu escritório. São muitas opções de softwares, aplicativos e sites que oferecem os mais diversos serviços. Desde a contratação de um advogado associado, até cálculos previdenciários. Leia o nosso ebook "Como escolher as melhores tecnologias para advogados" e saiba o que você precisa levar em conta.

Além disso, preste atenção nas características mais importantes dos apps que você usa diariamente. O que é importante para você: A qualidade de atendimento do NuBank? A facilidade de pagamento do Uber? Leve isso em conta na hora de escolher suas outras ferramentas também! Nesse texto, nós explicamos como essas facilidades precisam ser levadas em conta na hora de escolher o seu software jurídico, por exemplo.

Crie vantagens competitivas

Como eu disse ali em cima, hoje existem mais de um milhão de advogados registrados na OAB. Ou seja, se destacar no mercado deixou de ser um capricho para se tornar uma necessidade. Além disso, com as restrições do Código de Ética para publicidade, esses diferenciais podem ajudar a conquistar novos clientes.

Nosso parceiro Thiago Luna falou um pouco sobre isso nesse post aqui. Práticas como follow ups, por exemplo, podem ser importantes nesse processo. Aliás, no nosso Guia para Encantar Clientes com um Software Jurídico você confere algumas dicas para atrair clientes usando ferramentas online!

E voltando para a publicidade, fique atento para aproveitar as oportunidades que o marketing digital traz para o seu negócio! Você pode criar um site, um blog e manter contato com possíveis clientes através das redes sociais. Além disso, invista na sua marca pessoal. Nossa parceira Camila Berni explicou como fazer isso no nosso blog, clique aqui para conferir.

Conclusão

Espero ter te contagiado um pouco com meus exemplos. Aqui na Aurum, investimos constantemente em inovação para acompanhar as principais mudanças tecnológicas e ajudar nossos clientes a revolucionarem sua forma de advogar. Se você também quer fazer parte dessa transformação, conheça melhor a gente.

Em novembro, acontece o 2o Aurum Summit, nosso evento de empreendedorismo, gestão e marketing para advogados. Saiba mais aqui e participe desse dia inteiro de imersão no futuro da advocacia. Nos vemos lá!

____________________

*Antonio Gerassi Neto é co-fundador e CEO da Aurum. Formado em ciência da computação pelo ITA, tem mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico.

Aurum Software LTDA