Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

O que é governança de TI e como ela pode ajudar sua empresa?

Thiago Meyrelles

No texto a seguir, trouxemos alguns elementos que explicam seu significado, bem como maneiras de aplicá-la na sua empresa. Confira!

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Diversas empresas estão mudando a forma de realizar a gestão do seu negócio adotando ações de governança corporativa. Esta pode ser definida como um composto de atividades colocadas em vigência para aumentar a confiança entre os diferentes públicos que se relacionam com a organização (stakeholders) e os administradores dela. A partir disso, nasceu a governança de TI que como sugere o nome, é voltada para as práticas de TI. No texto a seguir, trouxemos alguns elementos que explicam seu significado, bem como maneiras de aplicá-la na sua empresa. Confira!

Mas afinal, o que é governança de TI?

Sem mais delongas: Governança de TI sugere um conjunto de estratégias instauradas para estruturar melhor relacionamentos e procedimentos por meio do uso dos recursos da tecnologia da informação e que tem como objetivo apoiar a empresa na conquista de seus objetivos estratégicos. Segundo o IT Governance Institute (ITGI), a governança de TI "é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos) na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e os objetivos da organização". A governança de TI busca um consenso para gerir ferramentas e recursos que, quando aprovadas, devem ser adotadas pela empresa.

Qual é a importância da governança de TI?

Com a aplicação da governança de TI, nota-se o aumento da produtividade da organização. Ou seja, ela fará com que sua empresa atinja mais objetivos por um custo menor. Além disso, o uso de novas políticas agregará mais valor para o setor de TI da empresa. Uma vez que este passará a ser aproveitado em todo o seu potencial.

A governança de TI também ajuda a garantir a transparência do seu negócio. Com a tendência das empresas negociarem suas atividades na bolsa, a necessidade de provar um trabalho transparente no negócio aumentou. As medidas de governança de TI visam a tornar o negócio mais competitivo e a apresentar melhores resultados.

Ademais, a governança de TI pode aumentar a segurança das informações confidenciais da sua empresa. Com uma hierarquia de acesso a informações específicas e um estudo maior de como tornar a prevenção de perda de dados mais efetiva com ferramentas disponíveis no mercado tecnológico além de ensinar à equipe a importância de ter um time centrado em realizar ações sem deixar de cuidar das informações sigilosas da empresa. Ao controlar quem acessa qual tipo de informação e tornar a importância de manter dados confidenciais em segurança uma política da empresa, as chances de ataques virtuais e vazamento de informações diminuem consideravelmente.

Como aplicar a governança de TI na sua empresa?

A governança de TI tem que ser aplicada de acordo com os objetivos definidos no plano estratégico. Para aplicar a governança de TI na sua empresa, você deve pensar em:

Frameworks

É importante que você conheça os modelos de trabalho que oferecem as melhores métricas para a análise da sua empresa. Os principais são Cobit (Control Objectives for Information and Related Technology), que ajuda a empresa a ter uma governança de TI mais organizada e estruturada; o ITIL (Information Techonology Infrastructure Library), com foco nas necessidades do cliente e com objetivo de garantir a prestação de um bom serviço; PmBOK (Project Management Body of Knowledge), cujo objetivo é ser um guia para explanar as melhores técnicas e ferramentas em diversas situações.

Métricas e metas

Primeiro, analise o desempenho de sua empresa com a ajuda de métricas. Em seguida, descubra quais são os acertos e as falhas da organização. Estabeleça um objetivo. Após essa análise, defina um período de tempo para atingir o objetivo.

Ferramentas

A partir do objetivo traçado, a TI poderá estudar diversas opções de ferramentas e técnicas que otimizem o processo e facilite a chegada ao que foi proposto. Um bom exemplo de solução de TI para otimizar custos e ajudar a atingir objetivos é o cloud computing, o qual permite o armazenamento de diversas informações em nuvem, garantindo mais segurança ao negócio a custos baixos.

Estude as possibilidades e implante uma governança de TI em sua empresa. É importante tomar medidas inteligentes para atingir seus objetivos, então, por que não tentar implantar métodos que se alinham a eles? Para receber mais informações sobre tecnologia da informação e soluções para o seu negócio, assine a Newsletter da Penso Tecnologia.

____________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de Marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.