Domingo, 18 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

A segurança no trabalho

Ruy Euribio da Silva

Um trabalhador morre no Brasil a cada 4 horas e centenas se acidentam.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Segundo dados estatísticos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Ministério Público do Trabalho (MPT), nos anos de 2012 a 2017, foram notificadas 14.412 mortes e 4,26 milhões de acidentes de trabalho, e esses números podem ser ainda maiores. 

Segundo o procurador do MPT e coordenador nacional de defesa do meio ambiente do Trabalho, Leonardo Osório, as estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) indicam que apenas 1 em cada 7 acidentes são notificados.

Pelo fato dos modelos de notificação de acidentes do trabalho serem muito variados nos países desenvolvidos e nos que estão em desenvolvimento, não se pode afirmar com certeza que o Brasil é o campeão mundial de acidentes de trabalho, entretanto, afirma Leonardo, os índices são um dos mais altos do mundo, e o fato que mais chama atenção, diz o procurador do MPT, é que cerca de 90 a 95% dos acidentes poderiam ser evitados se houvesse mais organização no ambiente de trabalho e se as empresas colocassem a proteção coletiva à frente da produtividade. 

Outro fator preocupante, é que a cada 5 acidentes de trabalho, 4 vitimam trabalhadores terceirizados, e segundo o procurador, “o MPT alertou durante a tramitação da Reforma Trabalhista que seria necessária uma maior discussão e aperfeiçoamento da lei da terceirização. A ampliação dessa forma de contratação de mão de obra tende a aumentar o número de acidentes”.

A segurança do trabalho hoje vem sendo motivo de constantes modificações de processos, no ambiente, máquinas e equipamentos, nas ferramentas e nos produtos utilizados nas mais diversas atividades laborais, e a busca da melhoria das condições no ambiente de trabalho, priorizando as medidas preventivas, para que, num futuro próximo, as relações de trabalho e produtividade se tornem inteiramente saudáveis. 

___________

*Ruy Euribio da Silva é engenheiro de segurança do trabalho e diretor da Conserto Consultoria.

Conserto Comercio e Consultoria Ambiental Ltda