Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Produção automatizada de peças processuais com um software jurídico

Luciano Martins

É a inteligência artificial na advocacia mostrando que pode automatizar trabalhos mecânicos com assertividade e efetividade.

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Já contou quanto tempo você leva para produzir uma peça processual? E se esse tempo pudesse ser reduzido com uma ferramenta automatizada? Em consulta a escritórios de advocacia, o SAJ ADV - software jurídico percebeu que a produção de peças processuais é algo não apenas essencial nos escritórios de advocacia, mas que também poderia ser automatizado. Afinal, muitos argumentos são padronizados dentro do escritórios. E podem, portanto, seguir um modelo. Foi pensando na praticidade dos clientes, então, que o software de gestão de escritórios de advocacia liberou a funcionalidade do propositor de documentos.

A ideia do propositor é unir à toda a gestão do escritório a possibilidade também de produção. E imagine só o tempo que se pode ganhar quando, ao receber a indicação de uma tarefa você já atrela a produção de um documento. É uma funcionalidade que vem apenas a acrescentar na rotina jurídica.

Então por que não testar o software verificar os benefícios dessa ferramenta?

Crie modelos de documentos com um software jurídico

Com o propositor de documentos do SAJ ADV, o usuário pode utilizar modelos pré-configurados do próprio sistema ou mesmo cadastrar seus próprios documentos. Uma ação indenizatória para um caso em específico bastante recorrente no seu escritório? Agora você pode ter o modelo de peça processual salvo no seu software ao invés de ter que recorrer a outras pastas e editores.

Para criar ou personalizar um documento, você só vai precisar adicionar ou acessar o modelo padrão no propositor e gerar dados e blocos de informações variáveis.

Documentos prontos, agora o trabalho é da inteligência artificial 

Com a lista de documentos, a inteligência artificial avisa qual modelo você deve vincular à tarefa e está pronto! Ao receber uma intimação e cadastrar uma tarefa, por exemplo, o software jurídico consegue entender, através dos mecanismos de machine learning, qual a tendência de produção e indicar um novo documento a ser criado. Isto evita todo o processo de selecionar um modelo específico e auxilia, assim, na otimização do tempo.

Primeiro, a inteligência artificial vai sugerir, se for o caso, a criação de modelos de documentos em suas tarefas.Ao optar por Cadastrar um novo modelo, você será levado ao Propositor de documentos. Nesta tela, é possível tanto importar um documento quanto criar ou colar um texto.

Você vai nomear o modelo, indicar os tipos de tarefa a que ele pode ser vinculado e, nos campos que variam (como nome, CPF e RG), começar a inserir as variáveis. Além disso, você poderá selecionar blocos inteiros de informação como variáveis (por exemplo, Da Gratuidade da Justiça). Por isso, a dica aqui é que seu modelo base seja o mais completo possível. Assim, ficará mais fácil personalizá-lo.

Feito o modelo, então é só salvar. Ele ficará no próprio propositor de documentos. Aliás, nós já deixamos vários outros pré-cadastrados. Assim, sempre que você desejar customizá-los, só buscar pelo nome.

É a inteligência artificial na advocacia mostrando que pode automatizar trabalhos mecânicos com assertividade e efetividade.

Produção de peças processuais ainda mais eficiente

Com essa funcionalidade, você tem, dentro do sistema, modelos personalizáveis de documento para vincular a tarefas. É muita economia de trabalho no dia a dia!

E você pode testar a eficiência na produção com um software jurídico através do SAJ ADV.

Quer ficar por dentro das novidades sobre Produção Jurídica? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail.

__________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA