Migalhas

Terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Cachoeira

Edson Vidigal

O cronista migalheiro brinca com as palavras e relaciona as quedas d'água e os turbilhões causados por elas com um certo cachoeira, no gênero masculino mesmo.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Ora, cascata é diferente de cachoeira. Cascata é uma pequena queda d’agua que muitas vezes escorre por entre as pedras.

Quando alguém, em especial da mídia, espalha a todos os cantos da terra alguma coisa cuja veracidade não vai se confirmar nunca, diz-se que ela espalha cascata.

Se a cascata que se espalha com nuance de alguma verdade já não é mais uma cascata apenas. A própria dimensão avantajada da versão espalhada já se encaixa na denominação de cachoeira.

Mas cachoeira em seu termo originário, próprio, é quando a agua cai de um ponto mais alto em forma de cachos, fazendo o som ao qual chamam de turbilhão.

Num tempo mais lá atrás havia um casal que cantava em dupla e emocionava muita gente. O nome artístico do rapaz era Cascatinha e a moça era chamada de Inhana.

Cascatinha e Inhama deram fundo musical a muitos amores, tamanha o romantismo que passavam com as suas guaranias. Quem não se lembra da índia teus cabelos nos ombros caindo, negros como a noite que não tem luar?

Havia outra que seguiu se renovando em interpretações diversas que falava de uma fonte que cantava chuá, chuá e das aguas correr, chuê, chuê.

Naqueles tempos ninguém corria risco algum se falasse ou cantasse algo incursionando em cachoeira. Naquela canção chuá, chuá, tem um verso que fala numa sombra altaneira da cachoeira fazendo escarcéu,

Pois a cachoeira entrou no poema com direito até de fazer escarcéu e ninguém se importou, ninguém se incomodou, não foi pauta da mídia, nem foi preciso escuta telefônica, nem Comissão de Ética, nem CPI nem nada.

Agora não está fácil para quase ninguém que alguma maneira, direta ou indiretamente, tenha tido alguma ligação com o cachoeira, assim mesmo no gênero masculino, ou com alguém que tenha tido algum contato com alguém ligado a ele.

Já pensou se isso vale para os outros que em paragens não longínquas foram pegos nos grampos da Policia Federal falando coisas nada românticas, nem de longe parecidas com declaração de amor? Se se aplicasse essa lógica que está valendo só para o caso cachoeira, quantos iriam negar e por quantas vezes antes do galo cantar?

Duas universidades, uma da Califórnia, nos Estados Unidos, e outra de Toronto, no Canadá, divulgaram os resultados de uma pesquisa que conjuntamente fizeram querendo medir as atitudes éticas das pessoas endinheiradas e das pessoas pobres ou com menos recursos.

Os pesquisadores concluíram que as pessoas de classe social alta, com mais recursos econômicos, educação e com algum poder, tendem, na média, a comportamentos menos éticos do que aquelas sem poder e com menor capacidade financeira.

Voltando ao tema das aguas. Se é para homenagear não é preciso ir longe, não. O Maranhão já tem um município chamado Cachoeira Grande.

__________



* Edson Vidigal é ex-presidente do STJ e professor de Direito na UFMA






_________