MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Ilha das Bermudas assina acordo com o Brasil

Ilha das Bermudas assina acordo com o Brasil

O ATIF sustenta a atual relação econômica compartilhada por ambos os países.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Atualizado em 22 de abril de 2013 16:05

Há séculos o mundo se acostumou com a existência dos paraísos fiscais, em que contas bancárias numeradas e empresas com ações ao portador eram vistos como naturais, e que bilhões de dólares não declarados se escondiam em jurisdições normalmente localizadas em ilhas caribenhas ou mediterrâneas, de afrodisíaco cenário e reputação duvidosa.

Ocorre que há mais de duas décadas alguns países, liderados pelos Estados Unidos e pela França, vêm forçando tais "paraísos fiscais" a adotarem regras de transparência e cooperação tributária, com o objetivo de localizar e tributar valores ali escondidos. Foi assim que em 1989 o G7, grupo de países que há época eram os mais ricos do mundo (alguns já não mais o são) criaram o Grupo de Iniciativa Financeira contra a Lavagem de Dinheiro (ou FATF em sua sigla em inglês, que significa Financial Action Task Force). Dentre as iniciativas do FATF se nota a divulgação de lista negra de países que não cooperam com requerimentos de outros países, e que em tese são mal vistos pelos governos de vários Estados do mundo, recebendo então tratamento diplomático e econômico pouco amistoso.

Adicionalmente, com a assinatura de tais tratados alguns países se firmam como jurisdições com baixa ou nula tributação, o que não é ilegal, desde que tal fato não represente automático alinhamento com atividades internacionais ilegais ou imorais, como lavagem de dinheiro.

Sem dúvida inspirado pelos esforços do FATF, recentemente o Brasil tem se esforçado para assinar tratados com vários dos "paraísos fiscais", o que demonstra a pro atividade do Estado brasileiro de buscar informações de cidadãos e empresas brasileiras que tenham valores não declarados fora do país.

Foi nesse contexto que a Ilha das Bermudas assinou o "ATIF"- Acordo de Troca de Informações Fiscais, com o Brasil em 29 de outubro 2012, em Londres, que ainda depende de ratificação pelos respectivos Estados.

O ATIF entre Brasil e Bermuda também sustenta a atual relação econômica compartilhada por ambos os países, onde há muitas empresas de Bermudas que atualmente mantém relações de negócio com o Brasil, especialmente no ramo de seguros, resseguros e fundos de investimento, e encoraja acercamento econômico entre as Nações. O acordo pressupõe: (i) a existência de mecanismos de troca de informações mediante solicitação de Estado a Estado; (ii) a disponibilidade de informações bancárias; e (iii) respeito a regras de confidencialidade de informações trocadas.

Como tais informações serão usadas pelo Governo brasileiro ainda é uma incógnita, mas a ânsia arrecadatória da Receita Federal, algumas vezes além do limite da legalidade, é amplamente conhecida e contestada nos tribunais brasileiros.

_____________

* André de Almeida é fundador do escritório Almeida Advogados e ex-presidente da Federação Interamericana de Advogados .

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca