MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Torcedor que comprar ingresso de cambista não poderá reclamar

Torcedor que comprar ingresso de cambista não poderá reclamar

A única forma segura de comprar ingressos para a Copa do Mundo é através do site da Fifa.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Atualizado em 23 de maio de 2014 16:48

Passadas praticamente todas as fases de vendas dos ingressos para a Copa do Mundo, existe muita gente sem ingresso e muito ingresso já na mão de cambistas. Chega-se ao absurdo de cobrar cerca de dez mil reais por um único ingresso para a grande final da competição.

O pior de tudo é que quem compra ingressos de cambistas não possui garantia nenhuma da sua validade e da sua localização no estádio. Quem compra ingresso de cambista age com má-fé objetiva, considerando que os ingressos são vendidos exclusivamente pela Fifa, assumindo o risco dos problemas que porventura vier a enfrentar. A Fifa responde pelos ingressos vendidos exclusivamente diante daqueles que foram devidamente identificados no seu sistema.

O repasse direto de ingressos entre torcedores viola o regulamento da Fifa, aceito por todo aquele que adquiriu seus ingressos, que estabelece que nos casos de desistência o adquirente deverá devolver os ingressos à Fifa para revenda, mediante o abatimento de certo valor correspondente ao serviço prestado, de até 30% do valor nominal de cada ingresso.

O Estatuto do Torcedor, no seu art. 41-F, define como crime "Vender ingressos de evento esportivo, por preço superior ao estampado no bilhete.". Pouco importa a diferença de preço praticada. O torcedor que vende seu bilhete para outrem, por valor superior, está praticando o crime, assim como aquele que comprou nessas condições e praticou valor de revenda ainda muito superior ao da aquisição.

Vale a pena observar que todos os ingressos adquiridos no site da Fifa são nominais. Além daquele que comprou estar identificado no cadastro com o nome, RG, CPF e endereço, todos os demais torcedores estão identificados com o nome e o RG.

É evidente a dificuldade de conferência dos ingressos antes do início de cada partida. É certo, porém, que a disparidade entre os nomes identificados nos ingressos e os nomes dos seus portadores, no momento da entrada no estádio, poderá trazer transtornos aos torcedores, como, por exemplo, a proibição de entrada nos estádios.

O regulamento de venda de ingressos da Fifa é claro, no seu item 16.3, ao afirmar que a inobservância de seus termos poderá gerar inclusive o cancelamento dos ingressos, a partir da rescisão do contrato de venda e compra do infrator. Uma das formas mais claras de infração ao regulamento, que justifica plenamente o cancelamento dos ingressos, consiste na prática da atividade de cambista.

A única forma segura de comprar ingressos para a Copa do Mundo é através do site da Fifa. Todas as aquisições de ingressos por outros meios, como por exemplo diretamente de outros torcedores e através de outros sites de internet, está sujeita a riscos. Quem adquire ingressos fora do site da Fifa, além de não possuir garantia alguma da validade do que está adquirindo, não poderá reclamar, porque assumirá os riscos de infortúnios.

_______________

* Arthur Rollo é professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

Faculdade de Direito de Sao Bernardo do Campo







AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca