MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Vivemos tempos bicudos!

Vivemos tempos bicudos!

Somos serpentes e dementes, quer dizer: a barbárie, o crime, os delitos integram o âmbito humano.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Atualizado em 27 de maio de 2014 14:11

Estamos verdadeiramente perplexos!!

Os acontecimentos, os fatos ocorridos e que ocorrem no Brasil, nos deixam sobremodo preocupados com o futuro do país, com o nosso futuro.

A maldade e os perversos sempre existiram na humanidade, mas atualmente com o conhecimento e aplicação dos meios de comunicação, a violência no Brasil, toma formas substanciais, se institucionaliza e com a impunidade nos leva a uma realidade que jamais poderíamos imaginar.

A barbárie chega a ser coletiva, crimes quotidianos, homicídios, latrocínios, furtos, assaltos, invasões familiares, infantes massacrados, nos causam grande sofrimento e indignação.

Tal fato constitui um desafio à compreensão, pois vivemos em sociedade tida como civilizada, buscando entender como chegamos ao ponto de constatar que agredimos e somos agredidos pelos nossos irmãos, brasileiros, conterrâneos, sem que nada fizéssemos para justificar o ato criminoso.

Perdemos o respeito, o princípio da autoridade desapareceu, vemos uma sociedade que não observa a ética a moral e o trabalho, descemos a rampa da irresponsabilidade.

A raça humana inclui a desumanidade. Somos serpentes e dementes, quer dizer: a barbárie, o crime, os delitos integram o âmbito humano. Obras de Gustave Le Bon (1895); HL Melcken (1918); Freud (1921); Hannah Arendt (1961); demonstram que o ser humano é assim, também desumano.

Contudo no Brasil, a nossa responsabilidade extravasa o fato desumano do humano, pois estamos estimulando a deseducação, alimentamos a leniência, e, de repente, não mais que de repente, podemos acordar sem ter mais o caminho da volta, e aceitar o caos, a desordem, a aventura, e a violência como realidades.

Seria o caso de entender como verdade aquela frase que já estamos ouvindo com muita frequência:

"No Brasil o crime compensa!"

________

* Américo Izidoro Angélico é sócio do escritório Américo Angélico Sociedade de Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca