MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Coaching para advogados

Coaching para advogados

São inúmeros os ganhos que um advogado pode ter ao contratar um coach para trabalhar ao seu lado.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Atualizado em 17 de outubro de 2014 14:29

Nos dias de hoje, o individualismo está cada vez mais arraigado na nossa sociedade. Isso faz com que muitos ainda acreditem ser mais fácil atingir os seus objetivos se, sozinhos, focarem-se e trabalharem duro naquilo que querem. Contudo, esta ideia tem sido altamente questionada e colocada em cheque por organizações e pessoas de sucesso da nossa sociedade.

Na verdade, este pensamento começou a ser transformado quando, por meio da observação do ambiente esportivo foi possível perceber que os atletas profissionais mais vitoriosos obtinham um melhor resultado trabalhando lado a lado com os seus treinadores. Estes indivíduos experientes e comprometidos os ajudavam a aprimorar suas habilidades para aumentar o desempenho, criar foco, desenvolver estratégias de competição e manter um elevado nível de motivação ao longo da carreira. Assim, conseguiam atingir um nível de performance altamente diferenciado.

A partir daí, grandes organizações passaram a testar este tipo de trabalho de coaching com os seus talentos seniores, começando a experienciar resultados espetaculares e únicos com estes profissionais.

Daí em diante, o coaching começou a ficar em evidência e ser procurado para auxiliar nos mais diversos âmbitos, da vida pessoal à profissional, alcançando também os advogados, os departamentos jurídicos e os escritórios de advocacia.

Por que coaching para advogados?

Porque o coaching ajuda o advogado a expandir a sua consciência, conhecer-se melhor, explorar os seus talentos, mudar alguns hábitos e atingir o seu máximo potencial. É um investimento que ele faz em sua vida. Que ele faz para e em si mesmo.

Aliado a isto, o advogado é muito focado no universo jurídico, no seu conhecimento técnico e não aprende na faculdade, nem as habilidades, nem os conhecimentos do mundo dos negócios. É aí que o coaching entra, auxiliando-o a lidar com os desafios existentes que o levarão a este desenvolvimento profissional.

Embora o advogado seja normalmente focado em resultados, em geral, está muito ocupado administrando os prazos e as demandas de última hora. Acaba assim, na maioria das vezes, despendendo seu tempo, energia e esforços para lidar com assuntos que são urgentes, mas não tão prioritários ou importantes. Isso termina por prejudicar bastante o seu desempenho como profissional.

Sendo assim, colocamos aqui alguns dos benefícios que o processo de coaching pode trazer para o advogado:

- Construir uma visão de futuro, alinhada com os valores da organização e objetivos estratégicos do negócio;

- Desenvolver habilidades que influenciam como ele interage e se comunica com as pessoas (clientes existentes ou potenciais, colegas, chefes e outros funcionários).

- Desenvolvimento de um melhor atendimento ao cliente, para maior fidelização, através do aumento da produtividade, desempenho e rentabilidade;

- Encorajar a inovação e a adaptação a mudanças de forma mais efetiva;

- Desenvolver a gestão e a liderança, os seus estilos e aumento da autoconfiança;

- Otimizar o potencial das equipes e das relações de trabalho entre elas;

- Lidar com questões interculturais, permitindo-lhe trabalhar melhor com clientes, colegas ou organizações de outras nacionalidades.

- Melhorar a administração do tempo, as habilidades necessárias para trabalhar de uma maneira mais eficiente, alcançando um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal;

- Aprender a gerenciar o estresse (evitar o "burn out");

- Planejar e gerir com sucesso as transições na carreira (desde promoções até a aposentadoria).

São inúmeros os ganhos que um advogado pode ter ao contratar um coach para trabalhar ao seu lado.

Ademais, ao longo dos anos de experiência, temos observado que a maioria destes profissionais não planeja a sua carreira. Ele, simplesmente, deixa acontecer... Isso porque, muitas vezes, não tem uma visão clara de "quem é", "o que quer" e "aonde pretende chegar". Contudo, para obter o sucesso almejado é necessário ter dedicação, comprometimento e traçar estratégias.

Através do coaching, o advogado poderá atuar de forma mais inteligente para ampliar as suas conquistas.

Que tal experimentar esta jornada?


________________

* Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.

* Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.


AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca