MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A Defensoria Pública no novo CPC

A Defensoria Pública no novo CPC

Fernando da Fonseca Gajardoni e Luciano Dal Sasso Masson

Está reconhecido, pelo legislador infraconstitucional, que sem a Defensoria Pública não há tutela adequada das minorias e dos hipossuficientes no processo civil brasileiro.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Atualizado às 07:37

No último dia 16 de março foi sancionado pela Presidente da República o novo Código de Processo Civil (lei 13.105/15), que, após o período de vacacio legis ânua, revogará o Código de Processo Civil ainda vigente (lei 5.869/73).

As inovações apresentadas pelo NCPC ao longo dos seus 1.072 artigos são muitas, e procuraremos, neste texto, pinçar algumas diretamente relacionadas à Defensoria Pública.

Afinal, a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados e minorias, na forma dos artigos 5º, inciso LXXIV e 134, da CF. Através da Defensoria o Estado promove a ação afirmativa ou a discriminação positiva, visando à inclusão jurídica e social das pessoas menos favorecidas.

O NCPC, cumprindo a promessa inicial de que "o processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da República Federativa do Brasil" (art. 1º), não só reconhece formalmente a existência da Defensoria Pública, na esteira da Constituição Federal, como também disciplina sua atuação no âmbito cível, inclusive como instituição promotora do acesso à justiça. A própria inclusão de título exclusivo para o tratamento legal da Defensoria Pública no NCPC (Título VII, Da Defensoria Pública) é exemplo dessa conformação constitucional, seguindo-se o intento de fortalecimento e estruturação da instituição-cidadã.

O artigo 7º do NCPC prevê como norma fundante de todo o sistema a paridade de tratamento em relação aos meios de defesa, algo constante do DNA da Defensoria Pública. Sem defesa não pode haver ação. E sem Defensoria Pública o direito de defesa de uma gama extensa de necessitados fica comprometido.

Ainda nesse sentido, o artigo 72, parágrafo único, do NCPC, expressamente atribuiu à Defensoria Pública o exercício da curadoria especial para o exercício do direito constitucional de defesa em hipóteses de réus presos, citados por edital ou por hora certa. Caminha o novo código, também aqui, pari passu com a legislação especial que disciplina a instituição.

O artigo 95, § 5º do NCPC expressamente veda a utilização de recursos dos fundos de custeio da Defensoria Pública para a remuneração de peritos. Preservam-se, com isso, os finitos recursos da instituição para sua vocação primordial: a tutela dos hipossuficientes e dos direitos humanos. Garante-se, de outro giro, a sua plena autonomia administrativa e financeira, tal como previsto no art.134, § 2º, da CF, de modo que à Defensoria Pública, e não a qualquer outro órgão de Poder, competirá definir a destinação de seus recursos.

O artigo 186 no NCPC traz a regra da contagem em dobro dos prazos processuais para a Defensoria Pública. Consolida-se na nova legislação a importante prerrogativa processual já prevista na lei 1.060/50 e na LC 80/94, fundamental para a tutela adequada dos mais carentes. Mais do que isso, prevê-se, ainda, que a contagem do prazo se iniciará com a intimação pessoal do Defensor Público através da entrega dos autos na sede da Instituição, momento a partir do qual se iniciará a contagem de prazos processuais (art. 186, § 1º, com referência expressa ao art. 183, § 1º, ambos do NCPC).

Legitima-se a Defensoria Pública para a propositura do incidente de resolução de demandas repetitivas (IRDR) (art. 977, II, do NCPC). Dentro da ótica que a instituição deve servir à justiça, busca-se permitir que a Defensoria Pública possa contribuir para a racionalização dos serviços judiciários e para a preservação da coerência das decisões judiciais, na medida em que o novel instituto objetiva preservar estes dois valores.

Na esteira do art. 4º do NCPC - que repete a promessa constitucional da razoável duração dos processos (art. 5º, LXXVIII, da CF) -, os artigos 233 e 235 do NCPC consideram a Defensoria Pública, dentre outros legitimados, como entidade "fiscalizadora" da duração dos processos. Compete à Defensoria representar às corregedorias (permanente, do Tribunal ou do Conselho Nacional de Justiça), contra servidores e magistrados que, injustificadamente, excedam os prazos previstos em lei para o cumprimento dos atos processuais.

O art. 554, § 1º, do NCPC, dispõe sobre a necessidade de atuação da Defensoria Pública sempre que o litígio envolver ação possessória em que figure grande número de pessoas hipossuficientes (conflitos coletivos pela posse da terra). Na busca da harmonização do processo com os direitos fundamentais, a intervenção da Defensoria nestas demandas tem por fim tutelar o direito social à moradia e a função social da propriedade, garantias asseguradas na Constituição Federal brasileira.

Ainda, na esteira do que já era previsto no CPC/73, o artigo 784, IV, do NCPC, atribuiu a característica de título executivo extrajudicial ao instrumento de transação referendado pela Defensoria Pública. Reconhece-se, assim, não só o papel que tem a Defensoria no desenvolvimento da autocomposição (art. 3º do NCPC), mas também a importância que a instituição tem para pacificação social.

Enfim, é de destaque o papel da Defensoria Pública no Novo CPC. Está reconhecido, pelo legislador infraconstitucional, que sem a Defensoria Pública não há tutela adequada das minorias e dos hipossuficientes no processo civil brasileiro. Aplausos ao NCPC neste quadrante.

______________

*Fernando da Fonseca Gajardoni é Professor Doutor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP (FDRP-USP) e do programa de Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania da UNAERP. Juiz de Direito no Estado de São Paulo.

*Luciano Dal Sasso Masson é Mestrando em Direitos Coletivos e Cidadania pela UNAERP. Professor do Centro Universitário Barão de Mauá. Defensor Público no Estado de São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca