MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O Poder da Influência

O Poder da Influência

A capacidade de influência é uma das habilidades essenciais para profissionais em todos os níveis. A medida que o nosso mundo se transforma numa velocidade avassaladora para se tornar cada vez mais interconectado e interdependente, esta capacidade alcança um patamar ainda maior de importância.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Atualizado em 22 de abril de 2015 10:50

Qual foi a última vez que você pensou em como influenciar outras pessoas, mudar os seus pensamentos, opiniões e inspirá-las a agir?

A capacidade de influência é uma das habilidades essenciais para profissionais em todos os níveis. A medida que o nosso mundo se transforma numa velocidade avassaladora para se tornar cada vez mais interconectado e interdependente, esta capacidade alcança um patamar ainda maior de importância.

No modelo tradicional de organizações, o poder se fundamenta basicamente na hierarquia, ou seja, quanto mais alto você está no organograma do escritório, mais poder exerce. Acontece que hoje, com as mudanças e transformações na nossa sociedade, as organizações também estão se movendo em outra direção. Pela necessidade de um trabalho eficiente e de qualidade, é preciso ouvir ideias diversas, conversar com os pares e ser um advogado mais colaborativo. Desta forma, o poder é muito mais sobre a habilidade de influenciar, assim como conseguir desenvolver trabalhos fora das linhas de informação tradicionais.

Além do mais, o modelo convencional muitas vezes incute um medo contraproducente em seus profissionais. Sem uma base de confiança, observa-se que estes colaboradores apenas cumprem com suas obrigações. Contudo, são muito menos propensos a interiorizar os valores, a cultura e da missão da organização de forma sincera e duradoura, o que pode levar a muito turnover.

Em outras palavras, esses profissionais influentes ajudam os outros a desenvolverem um compromisso genuíno com eles, fazendo com que as relações de trabalho melhorem e muito. Assim, há um maior esforço sustentado e resiliência. Os seus colaboradores se tornam mais eficientes, criativos e focados. Por tudo isso, aquele que melhor sabe exercer a sua influência tem ganhado cada vez mais espaço e poder.

E como se tornar este profissional influente? É possível? Claro que sim. Abaixo, seguem quatro dicas rápidas que poderão auxiliá-lo dar o primeiro passo:

Gere credibilidade: mostre o porquê as pessoas devem confiar em você. Sem mostrar competência, mesmo os profissionais mais desenvoltos no relacionamento interpessoal ficam aquém. Por outro lado, advogados altamente técnicos, podem não ter tanta influência, por não conseguirem desenvolver um bom relacionamento, não ganhando também a confiança dos demais.

Dê exemplo: Faça bem o seu trabalho. Mostre excelência para que as pessoas o admirem. Esta é uma excelente forma para ajudar os outros a respeitá-lo e escutá-lo com mais atenção.

Promova maior transparência e unidade: Profissionais influentes não se preocupam apenas com o seu trabalho e com suas metas. Eles as alinham com as dos demais, conectando-se. Isso estimula maior engajamento e troca, contribuindo para o desenvolvimento do senso de equipe.

Melhore a sua escuta ativa: Busque se assegurar que compreendeu totalmente a mensagem que foi recebida. Ainda que isso nem sempre seja fácil, comece por pedir esclarecimentos, confirme através de perguntas, parafraseie aquilo que lhe foi dito e analise a linguagem não-verbal. A escuta ativa é fundamental para fomentar o bom relacionamento, pois facilita o entendimento entre diferentes partes e reduz os conflitos.

Pouco importa a sua posição no departamento jurídico ou escritório de advocacia, hoje é cada vez mais necessário saber influenciar pessoas para obter o sucesso. Comece a prestar atenção nos detalhes acima elencados e se preciso, busque um profissional para ajuda-lo a desenvolver esta habilidade. Lembre-se o limite da sua carreira quem determina é você!

____________________

*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.


AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca