MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como motivar os seus advogados: 6 passos que vão muito além do dinheiro

Como motivar os seus advogados: 6 passos que vão muito além do dinheiro

Se os seus advogados estão parecendo desmotivados, este texto é para você.

quinta-feira, 30 de junho de 2016

Atualizado em 29 de junho de 2016 12:51

Dê uma olhada em sua equipe e nas pessoas que trabalham com você. Eles estão apáticos ou cheios de energia? Você os sente um tanto quanto desinteressados ou animados, esforçando-se para alcançar os objetivos do escritório, trabalhando com todo o seu potencial? Se os seus advogados estão parecendo desmotivados, este texto é para você.

Se você é um líder do seu escritório ou da sua empresa, é importante começar a refletir no que fazer para motivar a sua equipe. Dar ordens às pessoas e esperar que elas simplesmente cumpram, não será a solução dos seus problemas. Líderes precisam, mais do que nunca obter a cooperação das pessoas. E há duas maneiras de conseguir isso: motivação e inspiração. E o mais importante de tudo isso, é que se tornar inspiração para os outros é, muitas vezes, uma questão de mudar como você pensa e como se relaciona com as pessoas.

Primeiramente, é fundamental lembrar que todo mundo é diferente, então é preciso adaptar a sua abordagem motivacional para cada membro. Há muitas estratégias e ferramentas que você pode usar, mas, quanto mais você conhecer e compreender cada indivíduo, mais eficazes os seus esforços serão.

E como fazer isso?

Uma vez o salário do advogado esteja na média do mercado e cobrindo as suas necessidades básicas, ele começa a se tornar um aspecto menos significativo no quesito de motivação. Um trabalho desafiador, a capacidade de fazer a diferença e a sensação de pertencimento, são algumas das outras coisas que as pessoas precisam para estarem realmente motivadas e inspiradas em uma organização.

E para isso, colocamos aqui algumas diretrizes para você motivar e inspirar os seus colaboradores a trabalhar no pico da sua performance e desempenhar um papel vital no sucesso do seu negócio:

1. Comece consigo mesmo

Você veste a camisa da sua organização? Se não, há muito pouca chance de ser capaz de inspirar qualquer outro advogado. É fundamental que você demonstre este comprometimento, entusiasmo para a sua equipe e que é apaixonado por aquilo que faz. Algumas pessoas irão pegar no seu entusiasmo a energia para trabalharem mais duro também. A melhor maneira de inspirá-los é pelo exemplo.

2. Transmita os valores do escritório ou da empresa e como eles estão alinhados com a visão estratégica do negócio

Compartilhe a missão, propósito e metas do seu negócio com as pessoas que trabalham para você. Isto gerará um sentimento de pertencimento e uma conexão a mais com o lugar de trabalho. É muito mais envolvente compartilhar de uma missão, do que realizar uma tarefa relacionada a um trabalho específico. O senso de contribuição para o sucesso de um negócio faz todo o trabalho parecer muito mais importante.

3. Esteja presente nos momentos que exigem sacrifício

Líderes não devem pedir às pessoas para sacrificarem as suas vidas se eles nunca estão dispostos a fazer o mesmo. Se você os requisita para ficarem sempre até tarde da noite e trabalhar aos fins de semana, mas jamais está presente, não ache que sua equipe estará motivada a fazer isso. Portanto, arregace as mangas e compartilhe a carga.

4. Escute o que as pessoas têm a dizer

Inspirar os seus colaboradores é ir além do que você tem a dizer, é crucial ouvi-los também. As pessoas querem se sentir importantes e que fazem parte de um todo. Por isso, ouvir os seus pensamentos e ideias, além implementá-los quando possível, dando-lhes crédito, faz com que se sintam valorizados e inspirados. Vale a pena lembrar que eles podem ter uma forma interessantíssima de resolver um problema que você não tenha pensado.

Mantenha a linha de comunicação aberta com os seus advogados para que eles não tenham medo de chegar até você. Ser um bom ouvinte o ajudará a se destacar da multidão e a torná-lo muito mais inspirador.

5. Dê aos seus advogados a possibilidade de maximizar os seus talentos, aprendizado e desenvolvimento.

Concentre-se nos pontos fortes e talentos de cada um para que eles possam desempenhar cada dia melhor a sua função. E a medida que o advogado for crescendo na organização, não se esqueça de continuar incentivando o desenvolvimento dos seus pontos fortes com metas significativas e desafios.

Oferecer oportunidades de treinamento e de desenvolvimento de carreira também devem ser feitos sempre que possível. Isso contribui para a sensação de auto realização de um colaborador, o que é extremamente gratificante.

6 . Reconheça os seus colaboradores

Um estilo de gestão que propague o medo e a negatividade sufoca a produtividade. E se não há feedback também, os advogados sentem-se inseguros e desmotivados. Por outro lado, inúmeros estudos têm demonstrado que as pessoas se sentem muito mais inspiradas pelo uso de feedback positivo. Portanto, ao invés de focar nos pontos fracos dos seus colaboradores, fixe-se nos pontos fortes e os elogie sempre que merecido.

Quando os erros acontecem, duras críticas só irão resultar em uma inibição da motivação e crescimento. Por isso, seja sutil, buscando fazer críticas construtivas, com a intenção de ajudar o seu colaborador a melhorar o desempenho no trabalho. Afirme a sua confiança na capacidade da pessoa para corrigir a situação, para que ela se sinta valorizada e se comprometa a melhorar.

Ao obter reconhecimento profissional, a tendência é que ele se sinta mais motivado e inspirado, estimulando assim o seu crescimento. E quando um funcionário cresce, a organização também, pois contará com um time disposto a encarar desafios, superar obstáculos de uma maneira criativa e produzir com maior eficiência.

Agora que você sabe como inspirar os outros, o que irá fazer de diferente? E pense, se conseguir deixar os seus colaboradores motivados, os seus resultados podem ser muito maiores do que um dia você imaginou. Vá em frente!

_______________

*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.





AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca