MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O ABC de um currículo de destaque

O ABC de um currículo de destaque

Ele deve convencer o entrevistador de que possui a experiência profissional, as competências e os resultados exigidos para a posição almejada.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Atualizado em 25 de outubro de 2016 08:16

Apenas o currículo não é o suficiente para que o advogado consiga o emprego desejado, porém um CV atraente, bem escrito e com o conteúdo certo facilitará e muito esta busca.

Numa época de crise econômica e escassez de empregos como a que estamos atualmente enfrentando tal ponto é um grande diferencial e não pode ser de forma alguma negligenciado.

Na verdade, a maioria das pessoas escreve o seu CV como se fosse uma obrigação, pois sabe que é necessário na procura de um emprego. Elabora um documento com base em modelos padrões ou em currículos de colegas ou amigos.

Porém, qual é o real objetivo de um currículo? O seu principal propósito é despertar o interesse do recrutador, a fim de que o candidato venha a ser chamado para uma entrevista. Ele deve convencer o entrevistador de que possui a experiência profissional, as competências e os resultados exigidos para a posição almejada.

E se as pesquisas demonstram que em média apenas um currículo é escolhido entre centenas de tantos outros e que o selecionador leva de 10 a 30 segundos para avaliá-lo na fase da triagem, então o que o advogado deve fazer para construir um CV claro, objetivo e que se destaque na multidão?

Antes de mais nada, o advogado deve conhecer as necessidades do empregador. O empregador não irá contratar o profissional porque este gostaria de trabalhar em sua organização, mas sim pelo que ele pode agregar com suas habilidades, conhecimentos e contribuições.

Assim sendo, é fundamental que o advogado saiba, aos olhos do recrutador, quem seria o candidato perfeito para a vaga, qual vivência, experiência e quais, qualidades e comportamentos seriam esperados dele.

Para conseguir essas informações, é necessário que o candidato leia com carinho o anúncio da posição, visite o site da empresa ou escritório para conhecer seus valores, missão, visão e converse com amigos ou conhecidos que trabalham ou trabalharam nessa organização. Contudo, caso não tenha como obter esses dados, o interessado deve buscar vagas com posições parecidas a que deseja para saber quais os atributos comuns a todas elas.

Um excelente currículo normalmente é formado por duas partes.

Na primeira delas, o advogado ressalta, na primeira pessoa, mas omitindo o pronome pessoal "eu", suas habilidades, qualidades e resultados. É nessa primeira seção que o profissional deve concentrar todos os seus esforços, a fim de demonstrar, de forma honesta, clara e efetiva que é o melhor candidato para a vaga. Na realidade, ele deve criar uma verdadeira peça de marketing pessoal, em poucos parágrafos. Esse tópico costuma ser chamado de "Qualificações Profissionais", "Sumário de Qualificações" "Resumo Profissional", "Perfil Profissional" ou "Principais Realizações" e vem logo após o "Cabeçalho" e "Objetivo", os quais serão abordados mais adiante junto com outros itens.

Na segunda parte, ele fundamenta e evidencia o que apresentou na primeira, listando basicamente os empregos que teve, resultados obtidos neles, sua formação acadêmica, os cursos que realizou, dentre outros itens que mereçam ser pontuados.

Além dos aspectos acima, para se despertar a atenção e interesse do empregador, é fundamental que no momento da elaboração de um currículo o advogado leve em conta os seguintes tópicos:

1. Cabeçalho: Inclua apenas as informações necessárias para que o recrutador o identifique e contate (endereço residencial, telefone ou celular e seu e-mail). Pode-se acrescentar, sem prejuízo, o link de acesso ao seu LinkedIN;

2. Objetivo: É imprescindível indicar o objetivo. Pode ser a posição e a área ou apenas o cargo ou a área. Esta última opção é a mais adequada para jovens sem experiência ou estagiários. Não se deve, porém, colocar mais de um objetivo para uma determinada posição. Desenvolva um currículo para cada área;

3. Experiência Profissional: Descreva a sua experiência profissional em ordem cronológica inversa, isto é, do atual ou último emprego para trás. Mencione o cargo ocupado e principais atribuições. Ressalte os projetos e realizações nos quais teve participação importante e que trouxeram benefícios para a empresa ou escritório de advocacia, quantificando, se possível, esses resultados. Caso seja gestor, indique o número de liderados, o valor do orçamento gerenciado e a que cargo se reporta. Normalmente, a experiência profissional precede a formação acadêmica, salvo nas hipóteses, em que exibir os títulos acadêmicos for relevante para a função desejada;

4. Formação Acadêmica ou Educação: Nesse item mencione seus cursos de graduação e pós-graduação (latu ou strictu sensu), com nome da instituição de ensino e período de estudo em ordem cronológica inversa. Se você iniciou uma faculdade e não terminou avalie se vale a pena incluir essa informação ou apenas comentar o fato na entrevista;

5. Idiomas: Inclua os idiomas que domina, detalhando em que nível de proficiência se encontra em cada um dos seus aspectos, vale dizer, em conversação, escrita, escuta ou leitura. Jamais exagere no seu conhecimento da língua, pois ele é facilmente detectado;

6. Formação Complementar ou Cursos Extracurriculares: Liste os cursos de extensão, seminários, congressos ou palestras e quaisquer outro evento formativo de que tenha participado e que sejam relevantes para o cargo pretendido, sempre mencionando o nome da Instituição e ano. Se você é recém formado e tem pouca experiência vale a pena incluir este tópico no seu currículo, com os cursos que tenha feito durante a Faculdade;

7. Informações Opcionais: Dependendo da posição que se está buscando, mencionar as certificações e os prêmios recebidos pode ser o que fará o candidato conseguir o emprego;

8. Apresentação: Do ponto de vista gráfico o currículo deve ser limpo e fácil de ler. Os especialistas sugerem o uso de fontes tradicionais: Arial ou Calibri, não misturar cores e fontes e nem abusar de recursos gráficos. Os destaques devem aparecer em negrito e com fontes em tamanho maior. Recomenda-se um currículo de duas páginas para profissionais com experiência e de uma para recém-formados e estagiários. Deve ser uma peça bem escrita, sem erros de grafia ou gramaticais.

As dicas aqui dadas referem-se à elaboração de um currículo tradicional, mas nada impede que você crie um CV diferente, inovador, desde que ele seja capaz de transmitir sua mensagem de forma efetiva.

Resumindo, seu currículo deve ser uma obra de arte, bem escrito, direto, conciso, com uso de verbos de ação em sentenças curtas que ressaltem suas principais realizações, habilidades e experiência. Boa sorte!

______________

*Ana Lúcia Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.





AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca