MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Qual o prazo de acesso e de resposta à solicitação de cobertura de tratamentos, exames por parte de operadoras de planos de saúde?

Qual o prazo de acesso e de resposta à solicitação de cobertura de tratamentos, exames por parte de operadoras de planos de saúde?

Na forma da legislação vigente, como norma geral, o prazo para a negativa da operadora passou a ser de 5 dias úteis.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Atualizado em 24 de novembro de 2016 08:14

Quando se está doente o tempo é um fator de grande relevância. Somam-se a ele a preocupação com a saúde, e a dúvida sobre os procedimentos na esfera dos planos de saúde. Entre as questões frequentes, está a que questiona o prazo para a operadora assegurar ou recusar a cobertura dos procedimentos de diagnóstico e tratamento.

Para examinar o tema, divide-se a questão em dois aspectos. O primeiro, consiste no prazo para confirmar ou recusar a cobertura, o segundo para garantir a realização.

A distinção entre o prazo para responder e prazo para realização do procedimento

É preciso que não se confundam os prazos para realização de procedimentos e o prazo de resposta pela operadora, se autoriza ou nega um pedido de liberação.

A Resolução Normativa (RN) da ANS 259/11 versa sobre os prazos limites para um prestador de atendimento integral pela operadora de plano de saúde. Por seu turno, a recente RN ANS 395/16 fixa prazo para resposta às solicitações de atendimento dos procedimentos e eventos em saúde solicitado pelos usuários de planos de saúde.

Prazo para operadora de plano de saúde autorizar ou negar um procedimento

De 2013 até o final de 2015, esteve em vigor a RN ANS 319/13, a qual, de modo a suprir a lacuna legislativa, estipulava o prazo de 48 horas da negativa para justificar as recusas de solicitações de cobertura:

Art. 2º Quando houver qualquer negativa de autorização de procedimentos solicitados pelo médico ou cirurgião dentista, credenciado ou não, a operadora de planos privados de assistência à saúde deverá informar ao beneficiário detalhadamente, em linguagem clara e adequada, e no prazo máximo de 48 horas contados da negativa, o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique.

As regras foram alteradas por força da RN ANS 395, em vigor desde janeiro de 2016, e que revogou a RN ANS 319/13. Na forma da legislação vigente, como norma geral, o prazo para a negativa da operadora passou a ser de 5 dias úteis, sendo relevante atentar às seguintes exceções:

a. Resposta imediata: par procedimentos de urgência e emergência, em disposição que dialoga com o disposto na Lei dos Planos de Saúde, art. 35-C;
b. 10 dias úteis: para procedimentos de alta complexidade e internação eletiva (quer dizer, internação sem urgência),
c. Procedimentos cujo prazo para assegurar cobertura (RN 259/11) é inferior ao período de 5 dias úteis: para o caso de serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial, em que o prazo é de 3 dias úteis.

Devido processo

Por força da boa-fé, a informação prestada deve ser clara e transparente1, em especial diante da vulnerabilidade técnica do consumidor2. De modo consentâneo, a RN ANS 395/16 determina que a negativa deve ser feita de modo detalhado, "em linguagem clara e adequada" identificando-se "o motivo da negativa de autorização do procedimento, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique".

Como já tivemos a oportunidade de registrar, é nula a recusa de tratamento não justificada, como efeito decorrente da boa-fé objetiva, haja vista que "a incidência do direito fundamental à saúde implica a abusividade das negativas de tratamentos desacompanhadas, sempre que possível, da explicitação do fundamento"3. Trata-se de decorrência inclusive do devido processo, cuja incidência na esfera interprivada já resta consagrada pelo Supremo.4

Ademais, assegura-se o direito de solicitar por carta ou meio eletrônico a resposta por escrito.

Prazo assegurar um procedimento

A RN ANS 259/11 define os prazos máximos para que, desde o pedido formulado, o paciente tenha aceso ao tratamento, profissional ou exame que precisa. A lista é longa, mas é importante conhecer alguns prazos mais comuns.

Considerações finais

É importante lembrar que os períodos determinados na RN ANS 259/11 não significam o prazo para acesso a um profissional específico, cuja agenda não se submete ao controle da operadora. O que se garante é o direito de acesso um prestador entre os credenciados pela operadora.

Frisa-se também que os usuários possuem o direito à livre escolha do prestador entre os credenciados, sendo que a prerrogativa da operadora de planos de saúde de indicar um prestador somente se justifica quando o paciente não encontra um prestador apto, ou ainda quando não há disponibilidade nos prazos de acesso fixados na RN 259/11.

Por fim, não pode passar despercebida a interessante inovação da RN 395/16, art. 115, que consiste na previsão do direito de reapreciação da negativa de cobertura de procedimentos em saúde.

A norma indica que as operadoras devem estabelecer um procedimento para tanto, apontando que o requerimento é apreciado pela Ouvidoria da operadora. Apesar de não haver uma regra específica de prazo, aplicar os prazos já previstos para a primeira apreciação parece ser uma solução razoável e prática.

A medida de reapreciação, uma prática recorrente no mercado, é conveniente e representa um caminho potencial de redução de demandas judiciais, especialmente se bem utilizada pelas partes.
__________

1 BARBOSA, Fernanda Nunes. Informação: direito e dever nas relações de consumo. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

2 WEBER, Ricardo Henrique. Defesa do Consumidor. Curitiba: Juruá, 2013.

3 SCHULMAN, Gabriel. Planos de Saúde: Saúde e Contrato na contemporaneidade. Rio de Janeiro: Renovar, 2009.

4 (BRASIL. STF. RE 201.819/RJ. 2ª. Turma. Rel. do acórdão: Min. Gilmar Ferreira MENDES. Julgamento: 11/10/05. DJ: 27/10/06).

5 Art. 11. Fornecida resposta direta ao beneficiário sobre o resultado da análise de sua solicitação de procedimento e/ou serviço de cobertura assistencial, a este será garantida a faculdade de requerer a reanálise de sua solicitação, a qual será apreciada pela Ouvidoria da operadora, instituída na forma da RN n° 323, de 3 de abril de 2013.
§ 1° No mesmo ato de fornecimento da resposta direta ao beneficiário, a operadora deverá informá-lo acerca do prazo, forma e procedimento a serem observados para apresentação do requerimento de reanálise, inclusive no que se refere à instauração de junta médica, caso haja manifestação de divergência do profissional de saúde solicitante.
§ 2° Caso a operadora esteja dispensada da criação de unidade organizacional específica de Ouvidora, as revisões apresentadas serão apreciadas pelo representante institucional previsto no art. 8° da RN n° 323, de 2013.
§ 3° Caso a operadora imponha ao beneficiário procedimento excessivamente complexo para apresentação do requerimento de reanálise, de modo que impeça ou restrinja o exercício dessa faculdade, será configurada a infração prevista nessa norma, por não observância às regras sobre atendimento aos beneficiários nas solicitações de cobertura assistencial
.
__________

*Gabriel Schulman é consultor em Direito da Saúde do escritório Denis Borges Barbosa Advogados. Doutorando em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito pela UFPR.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca