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10 Erros Comuns Cometidos por Advogados em Cargos de Liderança

Se autoanalisar, a fim de reconhecer as suas atitudes e aprender a evitar estes problemas, poderá se tornar ainda mais produtivo.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Atualizado em 13 de dezembro de 2016 08:47

No passado, ser um advogado bom tecnicamente era o suficiente para garantir o sucesso profissional. Atualmente, além disso, há uma competência extra exigida para a maioria dos profissionais jurídicos: a liderança.

Este desafio fica ainda maior pelo rápido e fácil acesso à informação, às diversas tecnologias de comunicação, à pela acessibilidade da qualificação profissional, além de um desenvolvimento das habilidades comportamentais dos liderados, que demandam uma crescente constante daqueles que estão à frente da equipe.

Por isso, neste artigo vamos abordar 10 erros cometidos por advogados líderes e como superá-los.

1. Não dar feedbacks

Marcelo é um advogado pleno talentoso, mas quando está ocupado fazendo um prazo e precisa atender o telefone, tende a fazê-lo de forma pouco profissional. Seu chefe está ciente disso, mas está esperando pela avaliação de desempenho para lhe dizer o que está acontecendo de errado. Infelizmente, até que ele seja alertado do problema, vai continuar agindo desta forma, prejudicando o relacionamento com clientes e com o time.

Deixar de dar feedbacks é o erro mais comum que os líderes cometem. Quando deixam de fazê-lo, estão privando os seus colaboradores de melhorarem o seu desempenho. É importante fazê-lo o quanto antes. Não deixe passar o tempo para resolver aquilo que necessita de uma intervenção do líder.

2. Não ter tempo para a equipe

Quando você está num cargo alto, cheio de responsabilidades, é tão fácil ficar envolvido em sua própria carga de trabalho, que acaba deixando de estar disponível para a própria equipe.

Sim, a gente sabe das responsabilidades e do trabalho que você tem que dar conta. Contudo, a sua equipe deve vir em primeiro lugar - se você não estiver disponível quando eles precisam, não saberão o que fazer e não terão o apoio e a orientação que precisam para atingir os seus objetivos.

Para evitar este erro, é necessário saber gerir o seu tempo e bloquear um espaço na sua agenda para isso, a fim de dar atenção para o seu time, assim como aprender a ouvi-los ativamente. Desenvolver a sua inteligência emocional para estar mais ciente das necessidades da equipe e ter o hábito de "deixar a porta aberta" em alguns momentos para que as pessoas saibam que podem procurá-lo.

Uma vez que você se encontra num papel de liderança, sua equipe deve vir sempre em primeiro lugar. Afinal, é para isso que um líder efetivamente serve.


3. Dar excesso de autonomia

Alguém do seu time tinha um prazo importante para fazer. Acontece que ele entendeu mal o histórico do caso e você não pôde ficar em contato com ele enquanto trabalhava no prazo. Por fim, houve erros sérios ao final e você teve que se deparar explicando isso para um cliente frustrado e irritado.

Muitos líderes querem evitar a microgestão. Acontece que optar pelo extremo oposto, que é o excesso de autonomia, também não é a melhor saída. Um líder precisa encontrar um equilíbrio certo entre estes dois pontos para obter os resultados desejados.

4. Ser amigo demais

A maioria de nós quer ser visto como uma pessoa simpática e acessível para as os membros de nossa equipe. Afinal, as pessoas são mais felizes trabalhando para um chefe que elas se deem bem. No entanto, algumas vezes é necessário que você tome decisões difíceis em relação às pessoas do seu time e algumas delas serão tentadas a tirar proveito de seu relacionamento, caso vocês sejam muito amigos.

Isso não significa que você não pode conviver com as pessoas da sua equipe. Muito pelo contrário, isso é fundamental. Contudo, é necessário obter um equilíbrio entre ser amigo e ser chefe.

Para isso, é importante ter uma boa comunicação, estabelecendo limites claros, a fim de que ninguém queira tirar vantagem desta situação.

5. Não estabelecer metas

Quando as pessoas não têm metas claras, elas são muito mais ocupadas do que produtivas em seu dia a dia. É difícil até priorizar a sua carga de trabalho de forma eficaz, o que significa que os prazos e outras tarefas são concluídas na ordem errada.

Para evitar este erro, é importante definir metas SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e dentro de um período de tempo) para a sua equipe. Deixe claro qual é o norte do trabalho de vocês e detalhe quais recursos têm para recorrer. Além disso, é essencial alinhar as metas da sua equipe, este norte, com a da organização.

6. Não entender as motivações

Você sabe o que realmente motiva sua equipe? As chances são grandes de que não seja só o dinheiro.

Muitos líderes cometem o erro de assumir que a sua equipe só está trabalhando por conta do retorno financeiro. No entanto, é bem improvável que esta seja a única coisa que os motiva.

As pessoas que procuram um maior equilíbrio entre vida e trabalho, por exemplo, podem ser motivadas trabalhando alguns dias em casa, outros no escritório ou tendo um horário mais flexível. Outros serão motivados por fatores como a realização, ganho de responsabilidade, reconhecimento, etc.

É importante, como líder, você conhecer isso para poder ajudá-los extrinsecamente.

7. Contratação na urgência

Quando sua equipe tem uma grande carga de trabalho, é importante ter pessoas suficientes "a bordo" para lidar com ela, isso porque preencher uma vaga vazia na urgência pode ser um erro desastroso.

A contratação apressada pode levá-lo a recrutar pessoas pouco cooperativas, ineficazes ou até improdutivas. Elas também podem exigir um treinamento adicional, acabando por atrapalhar outros em seu time. Contratando a pessoa errada, você estará desperdiçando tempo e recursos valiosos, visto que as chances de não dar certo são praticamente fatais e ela precisará ser mandada embora. E o pior de tudo isso é que outros membros da equipe poderão ficar estressados e frustrados por terem que trabalhar por alguém que não está performando, "carregando-os" nas costas.

8. Não dar o exemplo

Se você navega em redes sociais, fica fazendo telefonemas pessoais ou se envolve em fofocas, como poderá esperar que as pessoas da sua equipe não tenham esta atitude?

Como líder, você precisa ser um modelo. Isto significa que se eles precisam ficar até mais tarde, você também deve fazer isso para ajudá-los. Se o seu escritório ou departamento jurídico tem uma regra que ninguém pode comer na própria mesa, é importante que você vá ao refeitório ou saia para almoçar. O mesmo vale para o comportamento pessimista ou negativo. Se você passa a maior parte do tempo se queixando ou reclamando, como não contagiar aqueles que estão trabalhando com você?

Então lembre-se, sua equipe está te observando o tempo todo. Se você quer modular o comportamento deles, comece com o próprio e irão seguir o seu exemplo.

9. Não delegar

Alguns líderes não delegam, porque sentem que ninguém, além de si mesmos, estão aptos a fazer o trabalho corretamente. São inúmeros os problemas que a falta de delegação pode causar, dentre eles, uma sobrecarga de trabalho excessiva, gerando estresse, burnout, entre outros tantos problema de saúde.

Quem não delega acaba fazendo tarefas que não deveria fazer e deixa de fazer aquelas que são da sua responsabilidade, como, por exemplo, ter uma visão mais estratégica do escritório ou da empresa. Quanto mais você deixa de desenvolver a sua equipe, mais desmotivados eles ficam e mais a pressão recai sobre você.

10. Não entender o seu papel

Depois de se tornar um líder ou gestor, suas responsabilidades são muito diferentes daquelas que você tinha antes.

No entanto, é fácil esquecer que o seu trabalho mudou, e que agora você precisa de um conjunto de novas competências para ser eficaz. Isto faz com que você não consiga performar naquilo que foi contratado ou promovido para também fazer, ou seja, liderar o seu time.

É importante ir atrás de aprender estas habilidades. Existem advogados e executivos sendo substituídos em seu emprego por confiarem apenas em suas habilidades técnicas, ainda que sejam bons.

Por fim, vale lembrar que todos nós cometemos erros. Aqui pontuamos alguns que líderes costumam incorrer. O lado bom é que o erro pode ser uma excelente oportunidade de aprendizagem. Portanto, buscando se autoanalisar, a fim de reconhecer as suas atitudes e aprender a evitar estes problemas, poderá se tornar ainda mais produtivo, bem sucedido e altamente respeitado por sua equipe. Sucesso!

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*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.





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