MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Balanço dos pedidos de recuperação judicial no cenário de crise

Balanço dos pedidos de recuperação judicial no cenário de crise

Lucas de Holanda Cavalcanti Carvalho e Anderson Felipe da Silva Lourenco

Diante da instabilidade econômica-política, além da maturidade que a lei de recuperação judicial vem atingindo com o passar dos anos, a tendência ainda é de aumento dos pedidos de recuperação judicial no ano de 2017.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Atualizado em 19 de janeiro de 2017 11:48

O ano de 2016 ficou marcado pelo auge de uma recessão histórica (o PIB do país encolheu pelo 8º trimestre consecutivo); impeachment presidencial; instabilidade política; e investigações criminosas de diversas personalidades. Reflexo dos fatores retro elencados, vimos o país fechar o ano com uma baixa produtividade e com um aumento da taxa básica de juros, causando uma restrição ao crédito.

Inevitável, diante de tantos elementos negativos, que diversas empresas encontrassem alguma resistência em superar a atual instabilidade econômica em que vivemos.

Assim, em 2016, o número de pedidos de recuperação judicial no Brasil foi o maior desde a entrada em vigor da lei de recuperação judicial e falências, ao contabilizar 1.863 pedidos requeridos, representando um aumento de 44,8%, comparados com o ano de 2015. As micro e pequenas empresas lideraram esse tipo de socorro judicial no último ano, com 1.134 requerimentos, seguidas pelas médias, com 470, e pelas grandes empresas, com 259.

Registre-se que alguns setores da economia foram notadamente mais atingidos pela recessão. Em Pernambuco, por exemplo, dentre todas as ações de recuperação judicial ajuizadas no último ano, mais de 30% estão diretamente ligadas ao setor da construção civil.

Deve ser enaltecido que, diante da ainda instabilidade econômica-política, além da maturidade que a lei de recuperação judicial vem atingindo com o passar dos anos - principalmente após o ajuizamento de recuperações judiciais de grandes grupos econômicos -, a tendência ainda é de aumento dos pedidos de recuperação judicial no ano de 2017.

Contudo, espera-se que com o bom uso dos mecanismos trazidos pela lei de recuperação judicial, além da expectativa de retomada da economia no segundo semestre de 2017, que as empresas consigam superar a momentânea crise.

_____________

*Lucas de Holanda Cavalcanti Carvalho é sócio gestor do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia.

*Anderson Felipe da Silva Lourenco é advogado do escritório Queiroz Cavalcanti Advocacia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca