MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. O mercado jurídico em 2017

O mercado jurídico em 2017

O profissional do Direito do futuro, que já se tornando presente, utilizará mais o cérebro e menos as mãos com a "Inteligência Artificial".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Atualizado em 26 de janeiro de 2017 17:40

Se 2016 foi muito movimentado no âmbito dos acontecimentos jurídicos e mudanças tecnológicas, que começaram a abalar a estrutura de governança do tradicional mercado jurídico brasileiro.

Estou me referindo ao crescimento vertiginoso das tecnologias da chamada "Inteligência Artificial". Participo há 20 anos de uma associação voltada ao estudo e desenvolvimento de tecnologia para escritórios de advocacia nos EUA e para se ter uma ideia, entre 2015 e 2016 apareceram 35 empresas com produtos e serviços voltados a esse mercado com utilização de tecnologias cognitivas.

Para contextualizar melhor, o termo "Inteligência Artificial" na verdade, abrange uma série de tecnologias e algoritmos matemáticos e estatísticos que permitem que a máquina "aprenda" cognitivamente, além do binário sim ou não, e consiga tomar decisões baseadas em experiências anteriores.

Todas essas tecnologias estão permitindo:

1 - Identificação cognitiva de documentos e a extração dos temas abordados internamente não apenas pelas palavras contidas, mas pelo seu significado semântico.

2 - Classificação e distribuição automática desses documentos para os profissionais que detêm o conhecimento coerente ao seu conteúdo.

3 - Pesquisa inteligente das informações necessárias à elaboração de um novo documento tais como: jurisprudências, doutrinas, caso anteriores etc.

4 - A própria elaboração automática de documentos baseada em respostas a perguntas temáticas. Exemplo: criação de contratos sobre temas específicos.

5 - Análise estatística de julgamentos prévios e previsão de "ganho ou perda" de determinada tese em determinado Tribunal.

Tudo isso está impondo ao mercado jurídico inteiro (escritórios, departamentos jurídicos, até juízes e tribunais) uma mudança na forma de se olhar, entender, se comportar e principalmente de como e gerenciar a profissão advocatícia.

O profissional do Direito do futuro, que já se tornando presente, utilizará mais o cérebro e menos as mãos!
__________

*José Paulo Graciotti é engenheiro e consultor, membro da ILTA- International Legal Technology Association e da ALA - Association of Legal Administrators.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca