terça-feira, 11 de maio de 2021

MIGALHAS DE PESO

Publicidade

"Os 43 anos da OAB/RO"

A entidade reúne hoje mais de oito mil advogados e advogadas e tem atuação forte e combativa em todo o país.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Advogados ilustres emprestaram, por 43 anos, seu nome, seu prestígio, sua liderança, seu esforço, seu trabalho em defesa da causa da advocacia, da bandeira e ideais dos quais jamais se apartou: a defesa intransigente do estado democrático de direito. Mesmo quando isso não era exatamente recomendável no ambiente político nacional. Os 43 anos de instalação da OAB Rondônia, comemorado no sábado, têm em si a marca da atuação de Fouad Darwich Zacharias (1974 a 1979); Francisco Arquilau de Paula (1979 a 1981); Pedro Origa Neto (1981 a 1983 e de 1991 a 1993); Miguel Roumiê (1/2/83 a 14/4/83); Nelson Santos de Oliveira (1983 a 1985); Heitor Magalhães Lopes (1985 a 1991); Odair Martini (1993 a 1995); Hiram Souza Marques (1995 a 2003); Orestes Muniz Filho (2004 a 2006); Hélio Vieira da Costa (2007 a 2012) na Presidência. Todos os louvores devem obrigatoriamente ser destinados a cada um deles.

Não há igualmente como deixar de registrar o nome dos fundadores da OAB/RO em 1974: Odacir Soares Rodrigues, Nelson Santos de Oliveira, Rubens Moreira Mendes Filho, Francisco Arquilau de Paula, Manoel Flávio Médici Jurado, Mário Alves da Silva, Pedro Origa Neto, Joaquim dos Santos, Fouad Dawich Zacharias, Francisco Geraldo Balbi Filho, Abílio Nascimento, José Pontes Pinto, Rochilmer Melo da Rocha, Miguel Roumié, Salma Latif Resek Roumié, Pedro Olimpio da Silva Albuquerque, Joel Quaresma de Moura, Sérgio Leonardo Darwich, Raimundo P. M. da Conceição, Ney Luiz de Freitas Leal, Amadeu Guilherme Matzenbacher Machado, Amir Francisco Lando, Jorge Gurgel do Amaral. Todos eles participaram efetivamente do esforço pela consolidação institucional daquela recém instalada estrela no firmamento azul da bandeira nacional.

Não por menos o próprio presidente nacional da Ordem, Cláudio Lamachia parabenizou, no sábado, a Seccional de Rondônia pelos seus 43 anos, para lembrar que a entidade reúne hoje mais de oito mil advogados e advogadas e tem atuação forte e combativa em todo o país. E saudou a cada um deles, para afirmar que "A Ordem é maior quando estamos juntos e tenho certeza que podemos sempre contar com a altivez e o brilho dos profissionais de Rondônia". De fato, cada vez mais fortalecida, a OAB-RO contribui decisivamente na consolidação da independência entre os poderes e no fortalecimento das instituições. Não se pode, também por isso, deixar de agradecer a cada um dos ex-presidentes, cujo trabalho foi essencial para fortalecer a classe e fundamentais para defender os princípios constitucionais. Devemos sempre lembrar que a OAB-RO é de todos nós, advogados e advogadas militantes que ajudamos a construir uma nova página de nossa história.

Com um legado de luta em defesa da cidadania e da democracia, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rondônia (OAB/RO), no vigor dos 43 anos de instalação, desenvolve um trabalho em favor da advocacia, da sociedade e na busca constante pela melhor prestação dos serviços da Justiça aos jurisdicionados. É igualmente oportuno salientar que nossa caminhada hoje serena, embora firme e atenta, foi iniciada por uma diretoria Seccional constituída sob a presidência de Fouad Darwich Zacharias. O vice-presidente, José Mário Alves da Silva, o 1º secretário, Odacir Soares Rodrigues, o 2º secretário, Francisco Geraldo Balbi Filho e o tesoureiro, Pedro Origa Neto, dividiram com ele, então, a empreitada. Passados 43 anos, a OAB/RO tem em sua história a gestão de 11 presidentes, contando com a atual diretoria, e possui aproximadamente 8,5 mil advogados credenciados. A maioria inscrita em Porto Velho e os demais assistidos por uma das 18 Subseções, espalhadas pelo interior do estado.

E com cerca de 40 comissões, a Seccional atua nos mais diversos ramos como a defesa das prerrogativas, cultura, sociedade de advogados, acesso à Justiça, tecnologia e informática, assuntos internacionais, diversidade sexual, mulher advogada e direitos humanos. Também há trabalhos na área de acolhimento ao jovem advogado, defesa do advogado público, direitos sociais, fiscalizações dos gastos públicos, defesa dos direitos das pessoas com deficiência e prestação de serviços, entre outras. A nossa é uma entidade cada vez mais fortalecida. Registro aqui, portanto, na companhia da vice-presidente, Maracélia Oliveira; do secretário-geral, Márcio Melo, do secretário-geral adjunto, Eurico Montenegro, e do o tesoureiro, Fernando Maia, nossos mais sinceros agradecimentos e parabéns a todos os advogados militantes com os quais estamos a construir uma nova página de nossa história. A OAB/RO é de todos nós.
__________

*Andrey Cavalcante é presidente da OAB/RO.

Atualizado em: 23/2/2017 09:46

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

Publicidade