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Como o advogado pode construir uma marca pessoal de sucesso

Todos nós temos uma marca pessoal, independentemente de construí-las da maneira que queremos ou de, simplesmente, deixá-la ao acaso. E considerando que todos a tem, a grande questão é você se perguntar se a sua está impulsionando a sua carreira ou não.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Atualizado em 24 de abril de 2017 10:42

Você se pergunta o porquê de certos colegas terem evoluído em suas carreiras tão rapidamente. Você sonha ser notado, passar uma imagem carismática e inspiradora para aqueles ao seu redor, mas acha complicado encontrar o equilíbrio entre o chamar atenção positivamente e estar se comportando de uma maneira acintosa. O que você gostaria mesmo, é saber como construir esta sua marca pessoal, sem se sentir desconfortável com isso. Se você se identificou nestas frases acima, este texto é para você.

Em primeiro lugar, é importante saber que o processo de desenvolvimento da marca pessoal é muito parecido com o de uma marca de um produto ou serviço. Você precisa começar identificando os objetivos da marca com perguntas como: O que exatamente se quer alcançar? Qual é o seu público? O que você quer que eles pensem sobre sua marca? Que parcerias trariam os melhores resultados? Mutatis mutandis, levando isso para o aspecto pessoal, o primeiro passo é saber quem você é.

Alguma vez, já parou para pensar sobre o que as pessoas dizem sobre você, quando não está no ambiente? Como gostaria de ser conhecido? Pense nisso agora e escreva as primeiras cinco a dez coisas que vêm à sua mente. Em seguida, peça àqueles que lhe conhecem bem, tais quais, colegas, amigos, familiares para escreverem o que vem à mente, quando pensam em você.

Qual foi o resultado? Aquilo que eles escreveram se alinha àquilo que você gostaria de transmitir? Se sim, você está num bom caminho. Caso contrário, é melhor começar a pensar com mais cuidado sobre os impactos que está tendo sobre as pessoas e que marca está construindo para si.

O fato é que todos nós temos uma marca pessoal, independentemente de construí-las da maneira que queremos ou de, simplesmente, deixá-la ao acaso. E considerando que todos a tem, a grande questão é você se perguntar se a sua está impulsionando a sua carreira ou não.

Construir uma marca forte e influente que pode impactar muito positivamente a sua trajetória como profissional do Direito. E como fazer isso? Seguem, abaixo, alguns pontos para você se atentar.

1. Observe-se

Lembre-se de que o elemento mais óbvio e convincente de sua marca é você. Portanto, como tem se apresentado no local de trabalho e como tem se comunicado diariamente com os seus colegas?

Busque entender o impacto que você tem sobre as pessoas ouvindo-as mais e com empatia. Desenvolva a sua inteligência emocional para que possa reconhecer as suas próprias emoções e das pessoas ao seu redor. Assim, poderá usar esse conhecimento para aprimorar as suas relações no trabalho. Expresse seus pensamentos claramente, mas com tato para ganhar o apoio das pessoas.

É importante também você prestar atenção na habilidade para a tomada de decisões. Uma pessoa com a capacidade de tomar decisões inteligentes e oportunas tanto para o escritório, departamento jurídico ou para o cliente, certamente, será bem vista.

Seja consciente em seu trabalho e considere as necessidades dos seus colegas também. Se você se preocupa em ajudá-los, provavelmente, eles farão o mesmo por você. Da mesma forma, cortesias simples, como não chegar atrasado em reuniões e reconhecer os esforços de outras pessoas, contarão bastante a seu favor.

Não se esqueça da sua aparência. Você tem se vestido adequadamente para ir ao trabalho? Roupas malpassadas e uma falta de atenção ao asseio pessoal são coisas simples que devem ser evitadas a qualquer custo.

Somando estes pontos acima, você estará desenvolvendo o seu carisma e isso lhe dará uma identidade distinta e positiva dentro e fora da organização.

2. Identifique os seus pontos fortes

Descubra as características que fazem com que você tenha um valor único e concentre-se em promovê-las. Faça uma análise pessoal para estabelecer quais são os seus pontos fortes e pense sobre quais as oportunidades que você tem para usá-los. Se tem facilidade para conquistar clientes, consegue se expressar com tranquilidade em público ou consegue bons resultados com a sua liderança, muito bem! Analise o seu papel dentro da sua equipe e pense sobre quais são as suas responsabilidades e como melhor pode usar as suas forças para se destacar.

É necessário que você perca a vergonha de falar sobre as suas realizações, para que possa demonstrar o que pode oferecer aos seus colegas e equipe. Pense em momentos de sua vida que você mostrou iniciativa, identifique os hábitos positivos que lhe levaram até ali e determine como pode ajudar o seu time a atingir seus objetivos.

3. Seja autêntico

Você sabe quais são as suas prioridades e aonde quer chegar em sua carreira? É importante que você consiga construir uma imagem mental clara de quais são as suas metas pessoais e profissionais de vida. Em seguida, quebre estes grandes objetivos em menores e comece focando naqueles de curto prazo e que são mais fáceis de alcançar. Isso vai lhe dar motivação para se desenvolver e enfrentar novos desafios.

Tenha cuidado apenas para não ficar aumentando as suas realizações. Se não sabe algo, assuma. Não tente enganar ninguém. Sua marca pessoal deve ser sinônimo de confiança. Qualquer incompatibilidade entre a sua imagem e a realidade pode manchar a sua reputação.

 

4. Identifique a sua audiência

Até aqui, falamos sobre os três pontos importantes que lhe ajudam a estabelecer as bases da sua marca pessoal, e eles são particularmente úteis para que você se promova em seu escritório ou departamento jurídico. Contudo, é fundamental pensar em projetar a sua marca pessoal de uma maneira mais ampla e para isso é preciso que você mire:

- No seu atual ou potencial empregador: você precisa destacar as semelhanças entre seus valores e crenças e os deles. Por isso, se o que mais importa para a sua organização é que você tenha títulos acadêmicos e tenha foco no cliente, pense em exemplos de sua vida profissional e pessoal que reflitam essas abordagens ou busque desenvolver estes pontos.

- Nos seus clientes: advogados bem-sucedidos, hoje em dia, além de especialistas em suas respectivas áreas de atuação, precisam ir além. Você deve saber profundamente sobre o negócio do seu cliente, antecipar-se em relação aquilo que eles precisam e saber como encontrar rapidamente a resposta certa para aquilo que ainda não sabe. Em poucas palavras, para se tornar um advogado diferenciado é recomendável que você escolha um nicho de atuação e mergulhe no estudo sobre tudo aquilo que pode lhe cercar e ajudar a alcançar excelentes resultados.

- Busque ser uma autoridade: graças ao poder das mídias sociais e da Internet, os advogados podem criar valor e posicionar-se como líderes de determinada área ao compartilhar informações valiosas usando recursos como redes sociais, webinars, newsletter, etc. Essas ferramentas estão disponíveis para todos. Desenvolver o hábito de compartilhar consistentemente informações valiosas o levará a ser reconhecido e se tornar, aos poucos, uma referência. Isso lhe gerará novas e ótimas oportunidades de negócios.

5. Escolha o seu melhor canal de comunicação

Todas as redes sociais e canais online que estão disponíveis hoje oferecem maneiras de ajudá-lo a construir sua marca pessoal. Você deve escolher aquelas que tem mais facilidade de nutrir e as que mais engajam a sua audiência. Por exemplo, se você é bom em falar para câmera, crie sua marca através de vídeos online. Se escreve bem, faça um blog. Descubra maneiras de levar conteúdo interessante para os seus clientes e parceiros que isso fará uma grande diferença nos seus resultados.

De toda forma, independente da plataforma que escolher, considere cuidadosamente o tipo de conteúdo que você compartilha em qualquer de suas redes, para que você possa proteger sua reputação online. Lembre-se que, hoje em dia, é preciso ter muito cuidado com a sua imagem, pois os seus posts permanecerão no ciberespaço para sempre.

Por fim, faça um plano de ação colocando em prática cada uma das estratégias acima e transforme o seu nome numa marca de sucesso para a construção de uma grande carreira.

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*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.



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