MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como alcançar a liderança na carreira jurídica

Como alcançar a liderança na carreira jurídica

A competitividade do mercado exige cada vez mais dos profissionais, bom líder precisa se desenvolver, analisar o movimento do mercado, atualizações e trabalhar com competência.

terça-feira, 18 de julho de 2017

Atualizado em 17 de julho de 2017 08:52

Independente da carreira escolhida, é preciso que o líder domine quatro elementos fundamentais para o bom desenvolvimento das suas funções: a capacidade de influenciar; detectar a melhor forma de agir em determinada situação; dominar os processos de comunicação; e ter uma visão estratégica na hora de estabelecer objetivos.

O mercado atual se encontra em um momento extremamente competitivo. E na carreira jurídica, isso não poderia ser diferente. Contudo, apesar da concorrência, o setor está sempre muito aquecido na demanda por profissionais que assumam a equipe jurídica de uma empresa ou se tornem coordenadores de área ou sócios de um escritório de advocacia. E para ter sucesso nestas funções, hoje em dia, é fundamental aliar a competência técnica aos elementos citados acima.

Então, o bom líder precisa se desenvolver para passar a enxergar aquilo que os outros profissionais ainda não se deram conta, trabalhando a competência de antecipar tendências com uma visão holística, analisando o movimento do mercado e atualizações. E como fazer isso? Colocaremos, abaixo, algumas atitudes que farão a diferença:

  • Monitorar as oportunidades

Primeiro, o profissional precisa desenvolver a capacidade de identificar as oportunidades que aparecem no setor, estudar de forma constante e monitorar a sua área de atuação. Definir um foco é um ponto importante para se sair bem neste quesito.

  • Estar sempre atualizado com as novas tecnologias

Hoje é muito comum o advogado ter como parceiras as novas tecnologias que mantêm os trabalhos mais eficientes e práticos. Um grande exemplo é a constante automação de processos que facilita e muito, o trabalho nas bancas de advocacia e departamentos jurídicos das empresas. Assim como em todas as profissões, estar em dia com a tecnologia é obrigação.

  • Saber da importância de trabalhar em equipe

Essa é uma tarefa de extrema importância para um líder. Saber gerenciar a sua equipe e conscientizar todos que cada um tem sua importância, faz com que a admiração pelo líder seja cada vez maior.

  • Controle Emocional

Outro aspecto também muito importante para o advogado que passa muitas horas debatendo casos, lidando com conflitos, prazos e situações estressantes do dia a dia. O controle das emoções em períodos críticos e/ou de crises irá legitimá-lo na liderança.

  • Capacidade de persuasão/comunicação

Essa também é uma das competências das mais importantes de um líder. É preciso que o advogado saiba se manifestar de maneira sempre clara e objetiva em discussões das mais simples às mais complexas. Essa competência também tem um significado muito grande para alinhar todas as atividades da equipe, a fim de que não haja grandes equívocos ou maiores problemas no desenvolvimento do trabalho no dia a dia.

O processo de coaching tem um papel fundamental para mapear e potencializar todas essas competências necessárias ao desenvolvimento de uma boa liderança. Com as suas ferramentas, o coach desperta uma maior consciência no profissional, fazendo com que a transformação do indivíduo ocorra de uma forma mais célere e eficaz.

Devido à imensa concorrência, o profissional do Direito precisa estar atento e se preparar para as demandas do mercado atual. É isso que faz a diferença para o seu destaque e o credencia como um excelente profissional.

__________

*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.






*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca