MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Você, advogado, está infeliz com a sua carreira?

Você, advogado, está infeliz com a sua carreira?

Neste artigo, traremos dicas do que deve ser feito para que você dê um passo atrás, avalie a sua situação e trace uma estratégia vencedora para avançar rumo ao seu sucesso.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Atualizado em 31 de julho de 2017 09:14

Se você acorda martirizado por ser segunda-feira, se pergunta quais são os prazos, audiências e reuniões exaustivas marcadas para aquela semana, sente uma falta de vontade tamanha de sair para trabalhar... e se pergunta o que fazer para resolver isso, esse texto é para você.

Você já fez algum planejamento de carreira? Já parou para refletir sobre os caminhos que deve seguir, a fim de dar o direcionamento desejado a ela? Talvez, você sequer saiba quais são os seus objetivos e aonde realmente quer chegar. Afinal, sempre teve a esperança de que as coisas tomariam naturalmente o seu curso e a vida lhe presentearia com o sucesso e reconhecimento que você acredita merecer. Nada mais justo, porque apesar dos pesares, o seu esforço é permanente para fazer um bom trabalho.

Se você se identifica com a situação descrita no início do texto, a boa notícia é que nunca é tarde para parar de ser conduzido pela sua carreira e, finalmente, sair deste papel de passividade. Portanto, se você é um dos milhares de advogados que anseiam pela mudança, mas não conseguem ver um caminho, não se desespere. Há solução.

Neste artigo, traremos dicas do que deve ser feito para que você dê um passo atrás, avalie a sua situação e trace uma estratégia vencedora para avançar rumo ao seu sucesso.

Mas o que é um planejamento de carreira?

É uma forma de garantir que você aproveite ao máximo a sua vida profissional, tanto agora, como no futuro. Não se trata de um evento único, isto é, de como conseguir um determinado emprego ou uma promoção, mas sim, de uma série de passos que acabam abrangendo um processo vitalício.

É, portanto, uma forma proativa de se agir em sua vida, ao invés de ficar esperando os problemas aparecerem para só então descobrir que precisa corrigi-los. Dessa maneira, o profissional tem muito mais possibilidades de determinar os objetivos desejados, bem como escolher o caminho mais adequado para alcançá-los.

E como fazer isso? É disso que falaremos daqui em diante.

1. Autoconhecimento

Qual grau de controle você acredita ter sobre o seu destino? Se a sua resposta for "nenhum", provavelmente será carregado pelos mares da vida, até que finalmente encalhe em algum lugar. Como diz Jack Welch, "Controle o seu destino ou alguém controlará". Se não for isso que você deseja para a sua vida, o primeiro passo é começar a se conhecer melhor.

Somente a partir do autoconhecimento que você pode entender, de fato, o que é importante para a sua vida e aonde quer chegar. Se começar buscando traçar diretamente os seus objetivos, especialmente, se esteve se portando como um sonâmbulo nos últimos anos, o tiro pode acabar saindo pela culatra. Sem conhecer melhor as suas forças e fraquezas, bem como aquilo que lhe motiva, o seu cérebro pode começar a arrumar sabotadores e justificativas, baseadas no medo, frustrando todos os seus planos. Por isso, dar início ao planejamento de carreira com autoconhecimento é fundamental.

2. Valores e Propósito

Encontrar a direção da carreira não é somente compatibilizar o trabalho com alguma força que você tenha. Às vezes, as suas forças e habilidades não combinam exatamente com aquilo que lhe motiva em termos de profissão. Isso pode ser difícil para alguns entenderem. Afinal, se você é bom em algo, não é natural que queira exercê-lo? Nem sempre.

Por isso, é importante descobrir também quais os seus valores e o seu propósito de vida. Fatores como autonomia e independência, segurança e estabilidade, empreendedorismo e dedicação a uma causa podem conduzi-lo ou afastá-lo de certos papéis em sua carreira. É muito importante descobrir o seu propósito, ou seja, o que você quer deixar de legado na sua história, a fim de que ele possa sustentar o seu foco e motivação para vencer as adversidades do caminho.

3. Sonhe e Mãos à Obra

Os sonhos podem lhe inspirar a ser ousado e inovador e é por isso que se deve cultivá-los. Contudo, podem também lhe deixar insatisfeito com a situação atual. Por isso, a sua prioridade deve ser canalizar positivamente o seu desejo de mudança e usar a sua motivação para começar a sair do lugar que você se encontra agora. Ela deve ser o seu grande trampolim para o futuro melhor que você vislumbrou.

Nesta fase, se você estiver em um escritório ou departamento jurídico, é importante pensar em buscar uma solução de ganha-ganha para você, para a sua equipe e para sua organização. Não aja de uma maneira egoísta e destrutiva profissionalmente. No mundo de hoje é sempre importante deixar as portas abertas ao se fazer uma transição. Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Portanto, tenha cuidado para não deixar de lado as suas responsabilidades. Contudo, não permita que o medo lhe trave. Seja proativo e ousado.

À medida que você começa a direcionar a sua vida rumo àquilo que realmente quer, tudo começa a se tornar mais interessante e você consegue colocar mais energia no desenvolvimento do seu papel. Tome cuidado apenas para não esquecer o equilíbrio em sua vida. Relacionamentos, alimentação, sono e hobbies são ainda mais importantes do que o habitual em um momento tão desafiador. Eles o ajudarão a se manter saudável, feliz e produtivo, enquanto você voa em direção aos seus objetivos.

4. Alcançando os seus objetivos

E qual é a hora certa de parar? A resposta é: depende. Você pode achar que o objetivo que parecia tão distante quando começou, estava logo ali ao seu alcance. Neste caso, defina mais um que seja desafiador, que lhe motive e que gere brilho em seus olhos.

Isso não significa que você precisa ficar sempre buscando por algo maior e maior. A vida é sua. Portanto, é você que decide quando deu. É natural que as suas prioridades mudem ao longo dela e alguns aspectos, que hoje não seriam tão importantes, passem a ser. Reveja o seu plano, os seus objetivos, olhe para dentro de si. O importante é não se encontrar novamente na situação descrita no início do texto. Lembre-se: você não merece isso.

Portanto, busque descobrir aquilo que considera essencial e permita-se ser feliz.

_______________________

*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.








*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.





AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca