MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Você vive com medo de perder o seu emprego? Como lidar com isso?

Você vive com medo de perder o seu emprego? Como lidar com isso?

Deixe o medo de lado e concentre-se no seu futuro.

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Atualizado em 14 de agosto de 2017 16:38

Quem de nós que já trabalhou ou está trabalhando em um departamento jurídico ou escritório de advocacia já não sentiu medo de perder o emprego?

Segundo pesquisas, este é o medo número 1 de todos os empregados.


E nos dias economicamente instáveis que estamos vivendo, vemos, por um lado, os departamentos jurídicos fazendo corte de pessoal para ajustar o seu orçamento às necessidades da empresa. E, por outro lado, as bancas de advogados substituindo profissionais mais experientes e qualificados por outros menos custosos, ao perderem seus clientes para concorrentes mais baratos. Por conta deste cenário, a insegurança se torna ainda mais.

Muitos de nossos clientes, advogados de diferentes idades e experiências estão passando por essa situação e sabemos como não tem sido nada fácil para eles lidar com seus medos.

É compreensível que o receito de ficar desempregado, de não conseguir se recolocar com rapidez e de não ter dinheiro para arcar com as suas necessidades diárias, paralisem o profissional. Só que esta atitude em nada contribui para a produtividade do advogado no trabalho e impede que ele desempenhe as suas funções com a competência esperada.

Assim, se você quer continuar a trabalhar direito, produzindo excelentes resultados, até para que não seja um dos primeiros na lista de cortes é melhor que deixe de lado esse medo de ser demitido.
E como você pode lidar com estes fantasmas que lhe assombram?

1. Avalie o cenário

Há de fato motivos para estar com medo de ser demitido? Procure evidências de que isso seja uma verdade.
Alguns sinais de que você está na "mira do tiro" incluem:

 Novas demandas jurídicas não são mais delegadas ou atribuídas a você;
 De uns tempos para cá o seu superior passou a evitá-lo;
 Você não é mais convidado para participar de reuniões ou de questões legais importantes; e
 O seu chefe está sempre criticando você ou o seu trabalho.

Caso não encontre nenhum indicio como os citados acima, provavelmente esse medo seja irreal e apenas exista em seus pensamentos. Neste caso, não há nada com que você precise se preocupar.

2. Coloque o medo no seu devido lugar

Se você não consegue encontrar qualquer evidência concreta de que seu emprego está em risco, busque a origem do seu medo, talvez ele seja resultado de uma experiência pessoal anterior. Identificar a causa desse pavor irracional é o primeiro passo para mitigá-lo.

Então, pergunte-se: Será que um amigo ou familiar sofreu muito ao ter sido demitido e terminou passando por momentos financeiros e pessoais difíceis? Ou foi você mesmo que já enfrentou esse tipo de situação? Ou ainda você acredita que ser demitido é uma prova irrefutável de que é um fracassado e um profissional incompetente?

Perceba o que lhe assusta, assim fica mais fácil de combater o "inimigo".

3. Converse com os seus colegas

Se o seu medo de ser demitido é procedente, veja se seus pares também se sentem inseguros a respeito dos seus próprios empregos. Provavelmente muitos compartilhem do seu receio.

Se com a conversa você perceber que a empresa ou escritório tem mesmo a intenção de demiti-lo, talvez seja o momento de você começar a se movimentar, buscando um novo lugar para trabalhar.

Tenha cuidado com os comentários negativos, reclamações ou críticas ao seu superior para os seus pares, pois elas podem chegar aos ouvidos dele.

4. Converse com o seu superior

Se você tiver abertura e se sentir à vontade, converse com o seu chefe sobre os seus receios. Diga-lhe que você gosta do que faz e desejaria poder continuar a trabalhar lá, dando o seu melhor. Provavelmente ele ficará bem impressionado com a sua iniciativa e poderá, se for o caso, tranquilizá-lo.

Nesse bate papo você pode se oferecer para assumir mais responsabilidades e também poderá lembrá-lo dos seus principais resultados no trabalho.

5. Prepare-se

Em último caso, se os seus temores forem realmente pertinentes, prepare-se para a realidade que está por vir.

Atualize o seu currículo e LinkedIN. Acrescente as novas habilidades, competências e experiências que você desenvolveu no emprego atual e verifique se possui um CV vendedor. Certifique-se que seu IN foi criado da forma correta e tem todas as informações necessárias. Em caso negativo para ambos, recomendo que leia os nossos artigos "O ABC de um CV de destaque" e "Advogados e LinkedIN - Faça do seu um verdadeiro aliado" que estão em nosso site.


Encaminhe seu currículo para todas as posições que lhe interessam e para os principais headhunters que trabalham com o mercado jurídico.

6. Defina o seu emprego ideal

Embora o emprego dos sonhos não exista, você pode fazer uma lista de tudo o que gostaria que o novo escritório ou empresa tivesse, desde salário, benefícios, plano de carreira, ambiente, passando por desafios, funções, posição até tipos de colegas e como deveria ser a sua chefia.

Com essa descrição fica muito mais fácil você focar seus esforços nas vagas certas e deixar de lado posições que possam no futuro frustrá-lo ou que não permitam que você utilize seus melhores talentos.

7. Amplie o seu networking

Este é o momento para você dedicar tempo aos seus conhecidos e amigos. Veja dentre os seus colegas, aqueles que você poderia pedir ajuda e também verifique as pessoas que você deveria incluir na sua lista de contato. Se quer um novo emprego uma das melhores maneiras de fazê-lo é utilizando o seu networking. E quanto maior a sua rede de contato for, maiores serão as possibilidades de você se recolocar rapidamente.

8. Aproveite para se conhecer melhor

É interessante também que você trabalhe no seu mindset, buscando enxergar esta transição da maneira mais positiva possível.

Afinal, se você perder o emprego terá bastante tempo para reavaliar aquilo que lhe faz bem. Poderá aprender coisas novas a seu respeito, poderá rever os seus objetivos profissionais e ir atrás do seu propósito de vida. Poderá até descobrir que gostaria de ser ou de fazer algo completamente diferente na sua vida. E quem sabe ter uma trajetória ainda mais feliz.

9. Recupere a sua autoconfiança

Estar sempre com medo de perder o emprego pode fazer muito mal para a sua confiança e pode acabar com a sua autoestima.

Ao ficar desempregado, você terá a chance de se lembrar de quem realmente é, das suas realizações e sucessos profissionais. Descobrirá, assim, que continua a ser a mesma pessoa inteligente, capaz e com muitas habilidades e conhecimentos, que certamente outras empresas ou escritórios de advocacia apreciarão. Dessa forma, chegará a conclusão de que a única coisa que mudou é que agora você está momentaneamente sem trabalho.


Portanto, deixe o medo de lado e concentre-se no seu futuro. Esteja certo que novas portas se abrirão e grandes oportunidades irão aparecer para que você continue a construir uma carreira de sucesso.

__________________________

*Ana Barros é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.








*Maria Olívia Machado é coach, advogada e sócia da Thelema Coaching para Advogados.

Thelema Coaching Desenvolvimento Pessoal e Profissional Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca