MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Tradução Juramentada: para que serve?

Tradução Juramentada: para que serve?

Se você não sabe bem o que é uma Tradução Juramentada e nem onde encontrar um profissional habilitado para realizar esse trabalho, confira abaixo e esclareça todas as suas dúvidas.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Atualizado em 1 de novembro de 2017 18:05

O que é a tradução juramentada?

Diferente de textos literários ou técnicos, que podem ser traduzidos por qualquer pessoa que se sinta apta para essa tarefa, nenhum documento redigido em idioma estrangeiro (certidões, contratos, procurações, documentos acadêmicos etc.) tem validade legal no Brasil se não vier acompanhado da respectiva tradução juramentada ?-? uma versão que reproduz fielmente o conteúdo do documento original e que é feita por um profissional certificado, o Tradutor Juramentado.

Quem é o tradutor juramentado?

O tradutor público, mais conhecido como Tradutor Juramentado, é o profissional concursado e habilitado pela Junta Comercial do estado a realizar traduções de documentos oficiais. Também é atribuição do Tradutor Juramentado atuar como intérprete em juízo, em cartórios ou outros locais onde haja necessidade de interpretação oficial.

Por que preciso de uma tradução juramentada?

Esta exigência decorre do decreto federal 13.609, de 1943. A Tradução Juramentada tem fé pública, ou seja, reflete oficialmente em português o conteúdo do documento original em língua estrangeira. As versões feitas por um Tradutor Juramentado para outros idiomas são reconhecidas por muitos países. Entretanto, há exceções e é essencial verificar previamente se uma tradução juramentada feita aqui será aceita no exterior.

_______________

*Cristina Gonzales é tradutora juramentada da Aliança Traduções. Com ampla experiência na área de tradução jurídica, atua nos idiomas inglês e português e possui diversos certificados de proficiência na língua inglesa. É também certificada pela American Translators Association (ATA).

Alianca Traducoes e Comunicacoes Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca