MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A gestão na advocacia: robô-advogado - e que fala em português - já é realidade

A gestão na advocacia: robô-advogado - e que fala em português - já é realidade

A solução omnichannel - telefone, internet, rede sociais - vem ao encontro às necessidades atuais de comunicação e libera o tempo de advogados e funcionários para o verdadeiro propósito da advocacia: analisar processos, gerar novas teses, desenvolver conceitos e crescer.

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Atualizado às 09:00

Sucesso na área jurídica em muitos países afora, a presença do robô de atendimento ainda engatinha no Brasil. Muitos escritórios relutam em implantar a tecnologia porque até agora o robô-advogado só escrevia, não "falava" em português. Mas a tendência é de mudanças, com a chegada no mercado de um novo assistente de inteligência artificial capaz de atender e responder rapidamente, em português do Brasil, 70% da comunicação com os clientes do escritório por meio de telefone, skype, chat, redes sociais e e-mail. Por meio do IBM Voice Gateway, que faz a integração aos sistemas telefônicos e serviços de atendimento em nosso idioma nativo, o robô está apto para fazer o primeiro atendimento com um cliente, marcar reuniões, dar informações processuais e responder questões diversas, de acordo com a especialidade da banca. A solução omnichannel - telefone, internet, rede sociais - vem ao encontro às necessidades atuais de comunicação e libera o tempo de advogados e funcionários para o verdadeiro propósito da advocacia: analisar processos, gerar novas teses, desenvolver conceitos e crescer.

Além de oferecer uma recepção de excelência desde a primeira ligação ou informação processual, a implantação desse tipo de tecnologia no escritório promove uma verdadeira identidade de atendimento na relação cliente-advogado, uma vez que o robô - conhecido por BOT - é "ensinado e moldado" pelos sócios do escritório para o atendimento específico a cada cliente, com a bagagem, experiência e os requisitos inerentes à capacidade profissional da banca. E quanto mais intenso for o treinamento dos advogados com o BOT melhor será o diálogo dele com os clientes do escritório e mais a fundo ele poderá resolver questões que antes só um ser humano conseguiria. Isso porque além das habilidades do IBM Watson - a mais avançada inteligência artificial do mundo - o assistente virtual traz consigo a experiência da equipe de advogados do escritório, somada à expertise de 19 anos em Gestão Legal da equipe da Selem Bertozzi Consultoria, desenvolvedora do robô.

Conhecendo a linguagem dos clientes e o tratamento que deve ser dispensado a cada um, o robô-advogado será rapidamente um artigo indispensável no escritório. É usar a tecnologia estrategicamente para melhorar o serviço e a qualidade das informações prestadas e ainda ter mais tempo para análise de processos, idas ao Fórum e até mesmo para fazer a prospecção de novos clientes. O BOT também tem capacidade de gerar relatórios estatísticos para tomadas de decisões e criação de estratégias inovadoras de marketing jurídico.

____________

*Rodrigo Bertozzi é sócio da Selem Bertozzi Consultoria e integrante do Conselho de Administração do Instituto Internacional de Gestão Legal (IGL); administrador e consultor especialista em Estratégia de Mercado, Comunicação e Marketing Jurídico.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca