MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A danada da corrupção

A danada da corrupção

A esperança ingênua é que doravante o rigor ético dos negócios públicos e a honestidade da cidadania estarão incorporados, no dia a dia de cada um, integrante da sociedade civil.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Atualizado em 24 de setembro de 2019 17:59

Sem nenhum anteparo ao combate à corrupção, que não deve ser de juiz, porque juiz só deve julgar, é sempre didático falar dela, como se nesse período histórico, pudéssemos assistir seu ultimo espetáculo. A esperança ingênua é que doravante o rigor ético dos negócios públicos e a honestidade da cidadania estarão incorporados, no dia a dia de cada um, integrante da sociedade civil.

Mas, deve-se dedicação à recorrência histórica, já que não existe semi-deus nem para exterminar, de vez, esse grave problema. Incabível, pois, é endeusar quem só deve cumprir a obrigação. Afinal, o povo não pode ser enganado, tem direito à verdade.

Em 1954, a campanha da UDN - União Democrática Nacional -- na oratória vibrante e fulminante do deputado e jornalista Carlos Lacerda, acusava o Presidente Getúlio Vargas, por presidir um governo afogado num "mar de lama". Por coincidência, ele sancionara a lei do monopólio do petróleo e criava a Petrobrás (a Petrobrás?). E houve o atentado à vida do deputado, lá rua Toneleiros, no Rio de Janeiro, capital da Republica, e morre o Major Vaz. A bala que o atingiu não ficou esclarecida de que arma teria saído, no tiroteio. Ela poderia ter saído do revolver do próprio Lacerda, que nunca o apresentou à policia, para o exame da balística. Getúlio suicida-se, deixando uma carta-denúncia, que constitui um catálogo da luta nacionalista. A corrupção, provisoriamente saciada de sangue, aguardou outro chamamento cívico.

Em 1964, depois da ingovernabilidade do país ser financiada por dinheiro estrangeiro e nacional, sob o guarda-chuva da guerra fria, golpearam-se as instituições brasileiras, em nome da luta anti-comunista e contra a corrupção. Esparramaram-se pelo Brasil as Comissões de Investigações para acabar com a metátese da corrupção. E ela, ainda assim, não morreu, mesmo com o uso escandaloso e exorbitante das armas?

Durante 20 anos, a corrupção teria gozado as férias do impossível, já que ninguém falava de corrupção, apesar daquele furúnculo não lancetado pelo governo militar, quando ordenou o fim antecipado da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigava a corrupção na Petrobrás. Na Petrobrás? não, não, é possível. Mas, foi o que aconteceu. E os deputados governistas obedeceram. Afinal, a obediência era opressiva.

E, antes de Paulo Francis morrer, após a denúncia de corrupção gigantesca na Petrobrás, estava o dever constitucional de auditoria da divida externa imposta ao glorioso Congresso Nacional pela Constituição-cidadã, cujo relatório final não houve, e tudo ficou como sempre esteve --- coberto pelo manto da colonização financeira elegante.

Na verdade, a corrupção é um vírus que a convivência humana alimenta, e por isso ela deve ser combatida sempre, no dia-a-dia, sem parar. A consciência democrática define essa responsabilidade. Não é um iluminado, nem uma "vanguarda iluminista", quem acabará com a corrupção, ainda que eles cumpram seu papel, sem espetáculo público. É a liberdade da cidadania, com o funcionamento de todas as instituições e Poderes, em todos os níveis, que se estabelecerá cada marco de conquista e saneamento, progressivo e crescente, no tempo e no espaço.

Um exemplo torna-se pedagógico, e que traz uma explicação dessa patologia, através de um brasileiro ilustre, lecionando em terra estrangeira. Ele é a do deputado, liberal absoluto, conservador, culto e competente, Roberto Campos. Era ele embaixador do Brasil nos Estados Unidos e fazia uma palestra a alguns empresários estadunidenses. Verboso, adjetivava a imoralidade e a corrupção na construção de uma capital. De repente, um deles, perplexo e chocado com o discurso, levantou-se indignado, e disse estranhar muito que, como embaixador do Brasil, pudesse revelar tamanho absurdo, falando da construção de Brasília.

Ele respondeu tranquilo: "Não estou falando da construção de Brasília, estou falando da construção de Wasghinton".

______________

*Feres Sabino é advogado e jornalista.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca