MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Qual a melhor forma de monitorar processos judiciais?

Qual a melhor forma de monitorar processos judiciais?

Antes de escolher a melhor forma de monitorar os seus processos é necessário avaliar quais são os prós e contras das ferramentas que podem auxiliar na atividade de verificar o andamento de processos judiciais.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Atualizado em 21 de março de 2019 13:59

t

Monitorar processos judiciais pode ser algo simples de ser feito. Algumas opções de tradicionais de monitoramento são planilhas, agenda ou listas. Porém, já existem maneiras mais simples, descomplicadas e automáticas para realizar esta importante tarefa.

Antes de escolher a melhor forma de monitorar os seus processos é necessário avaliar quais são os prós e contras das ferramentas que podem auxiliar na atividade de verificar o andamento de processos judiciais.

Monitorar processos judiciais através de planilhas

Acompanhar os processos em planilhas pode ser uma solução quando existe um baixo volume de processos judiciais. Porém, essa alternativa exige um pouco de atenção e um certo tempo dedicado para a atividade, afinal é preciso atualizar os dados de forma manual.

Além disso, é necessário entrar em cada site do tribunal - qual o advogado possui processo - e conferir se houve alguma movimentação, de modo também manual, verificar um por um e atualizar a planilha.

Se são poucos processos e em apenas um tribunal, a planilha é uma possível solução do problema a curto prazo.

Agenda

O uso da agenda pode ser uma grande aliada para não perder prazos. Tanto agendas físicas quando as digitais são de grande ajuda para não acabar esquecendo as atividades que precisam ser feitas, as reuniões, o atendimento ao cliente e os prazos dos tribunais a serem cumpridos.

Mas as agendas também precisam ser atualizadas manualmente assim como as planilhas, o que pode demandar certo tempo, seja do advogado, secretária ou do estagiário.

Software jurídico

Para facilitar a rotina jurídica, existem softwares jurídicos que podem otimizar a atividade de monitorar processos judiciais. Um dos principais benefícios é que concentram todas as necessidades em apenas um lugar.

Receber alertas por e-mail a cada nova movimentação é uma facilidade já disponível para qualquer advogado. Para isto, basta cadastrar o número do processo que a plataforma fará a busca automática dos dados, além do acesso à jurisprudência, realizada a partir de filtros personalizados.

Um bom software jurídico aumenta a produtividade a produtividade dos profissionais da área. Isso porque tarefas repetitivas e que demandam tempo passam a ser realizadas de maneira automática pela ferramenta.

Além de agilizarem as tarefas relacionadas às movimentações processuais, os softwares também geram economia para o advogado ou escritório jurídico, pois os custos com impressão de documentos passam a ser minimizados pela busca automática e digital.

Organizar a rotina para que ela possa ser mais prática e ter mais rapidez em outras atividades também é uma vantagem que podemos ligar ao uso dos softwares. O uso de softwares não fica restrito apenas a computadores e notebooks, pode ser utilizado através de aplicativos móveis. Assim, o advogado pode conferir suas publicações de qualquer lugar.

Uma boa dica é: faça testes e veja à qual solução você se adapta melhor. Aproveite para testar gratuitamente o plano Premium da Advise por sete dias e conheça uma de nossas soluções para tornar mais prática a rotina de advogados, escritórios e departamentos jurídicos. 

__________

t*Caroline Capra é assistente de marketing da Advise. Produz conteúdos relacionados ao Direito e Tecnologia com o intuito de melhorar a rotina dos advogados.

ADVISE PRODUTOS E SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca