MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Por que desenvolver um programa de compliance para sua empresa?

Por que desenvolver um programa de compliance para sua empresa?

Para começar é preciso consolidar uma cultura organizacional sustentável, traçando novos objetivos e minimizando os riscos empresariais.

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Atualizado às 10:55

Cada vez mais escutamos falar sobre a necessidade de empresas contarem com áreas especializadas em compliance. Mas, afinal, o que abrange a palavra "compliance"?

 

Compliance nada mais é do que garantir que a conduta dos funcionários - ou seja, as pessoas que atuam em nome da empresa - esteja de acordo com as leis nacionais e internacionais e políticas internas. Isto quer dizer que, atualmente, não basta cumprir somente as normas externas à empresa, pois estamos em um momento em que a conduta da corporação possui um peso imenso, até mesmo para evitar aplicação, por exemplo, de multas milionárias.

t

Há uma demanda mundial no sentido de que as empresas se preocupam cada vez mais com a definição de seu próprio código de conduta, a fim de garantir que investiu seus melhores esforços para afastar de si possíveis condutas ilícitas. Portanto, a preocupação de uma empresa com compliance, deve se manifestar por meio da busca de ferramentas, eventos e ações que corroborem sua postura ética, tanto perante seus clientes, quanto perante aos seus colaboradores, demonstrando o devido cumprimento das leis nacionais, internacionais, internas e, principalmente, com o meio ambiente.

Um programa estruturado de compliance inclui a elaboração de normas e de procedimentos para novas posturas sejam atingidas. Algumas ferramentas podem ser úteis neste momento, tais como: auditoria interna, canais de denúncia de irregularidades, estruturação de um código de conduta, assim como a promoção da publicidade interna de todos esses mecanismos.

 

Os programas estruturados de compliance surgem como uma tendência internacional, que atua em várias frentes, garantindo a satisfação de clientes e colaboradores e elevando os níveis de produtividade. Ainda sob a ótica da rentabilidade, vale destacar que programas de compliance costumam melhorar a imagem da empresa, o que gera um efeito cascata muito positivo para as empresas.

 

É comum que após uma simples implementação de práticas de compliance, a empresa consiga atrair talentos, o que facilita na captação de investimentos e, consequentemente, diminui os riscos financeiros e jurídicos da empresa. Para começar é preciso consolidar uma cultura organizacional sustentável, traçando novos objetivos e minimizando os riscos empresariais.

 

____________

t*Bianca Soares de Nóbrega é advogada do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca