Migalhas

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Quais os maiores desafios do empreendedorismo na advocacia?

Luciano Martins

Para se construir um negócio de sucesso, um advogado empreendedor não pode encarar um erro como um fracasso. Nem esperar fórmulas prontas para o seu negócio. É preciso testar e testar, até encontrar as ferramentas e técnicas que sejam melhores para você e seu negócio

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Não importa muito se você acabou de tirar a OAB, ou decidiu deixar uma carreira em um escritório com o objetivo de empreender. Todo advogado que chega ao mercado jurídico para abrir um escritório novo conta com uma série de dúvidas e desafios. A maioria dos profissionais que chega ao mercado possui bons conhecimentos técnicos, mas muitos não sabem como administrar um negócio de forma eficiente e rentável. Embora um escritório de advocacia não seja uma empresa como outra qualquer, muitas ferramentas e conhecimentos da administração podem transformar seu escritório em um negócio mais sustentável e bem-sucedido.

Por isso, vale a pena conferir algumas soluções aplicadas às empresas que também valem para os escritórios de advocacia.

Se você decidiu empreender como advogado e quer abrir um escritório novo, o SAJ ADV lançou um ebook feito para você! E você pode acessá-lo gratuitamente Clicando aqui

Conheça o mercado

Resultado de imagem para advocaciaO primeiro desafio de quem deseja empreender na advocacia e abrir o próprio escritório é conhecer bem o mercado. No ebook lançado pelo SAJ ADV, você terá orientações para realizar uma análise minuciosa dos profissionais e empresas que atuam em seu nicho.

A maioria dos advogados que pretende empreender possui uma boa formação técnica, porém, poucos profissionais conhecem dados relevantes sobre o mercado em que vão atuar.

Qual é o número de profissionais ativos? Quais são os nichos que estão saturados? Qual é o perfil da maior parte dos escritórios? E da minoria? Quem são os profissionais de destaque? Quais são os escritórios de maior notoriedade? Quais são as áreas em crescimento? E os serviços mais demandados? Estas são algumas perguntas básicas que muitos advogados não se preocupam em responder antes de abrir o próprio negócio.

No entanto, elas podem fazer a diferença entre a prosperidade do seu escritório ou um negócio fechando as portas depois de um ano. Diante de um mercado extremamente competitivo como é o da advocacia, é preciso ter um projeto estratégico, se o seu desejo é empreender e ser bem-sucedido.

Monte um plano de negócios

Como qualquer outra empresa, abrir um escritório de advocacia requer a criação de um Plano de Negócios. Essa ferramenta é fundamental para orientar o empreendedor estrategicamente a curto, médio e longo prazo.

Existem diferentes metodologias para se elaborar um plano de negócios. Porém, basicamente, todas envolvem perguntas e a análise de aspectos relevantes que podem impactar o desenvolvimento do seu escritório. Independentemente da metodologia escolhida, todas irão possibilitar que o advogado reflita sobre o futuro do seu escritório, bem como, ajudarão o profissional a estabelecer metas e objetivos concretos, tirando finalmente o seu escritório do papel.

Use a tecnologia a seu favor

Em tempos de advogados multitarefados, fazer uso de recursos tecnológicos é fundamental para manter a produtividade. Um software jurídico, por exemplo, ajuda a controlar o financeiro, organizar a agenda e gerenciar os processos.

Empreender na advocacia é um desafio por si só! Porém, trata-se de um desafio que vale a pena! Afinal, colher os frutos do próprio trabalho, atuar com mais liberdade e flexibilidade e construir um modelo de escritório baseado nos seus valores, são benefícios que somente os advogados empreendedores acabam experimentando.

Para quem deseja seguir esse caminho e enfrentar todos os desafios, não existe uma receita única. Mas existem técnicas e ferramentas que não devem deixar de ser exploradas pelo profissional.

Para se construir um negócio de sucesso, um advogado empreendedor não pode encarar um erro como um fracasso. Nem esperar fórmulas prontas para o seu negócio. É preciso testar e testar, até encontrar as ferramentas e técnicas que sejam melhores para você e seu negócio.

Acesse o ebook Clicando aqui

Quer ficar por dentro das novidades sobre Empreendedorismo Jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais exclusivos do SAJ ADV em seu e-mail.

t

___________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda