MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como vencer os desafios da advocacia 4.0

Como vencer os desafios da advocacia 4.0

Compliance é uma área de atuação que ganhou a advocacia em 2018 e 2019. E em 2020 continua em alta, principalmente em função das mudanças legislativas, como a LGPD.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Atualizado às 10:09

t

As mudanças na sociedade também impactaram a advocacia. Software jurídico, robôs de captura, inteligência artificial, todos eram temas em que não se pensava tanto há duas décadas. Do mesmo modo, temas como compliance e proteção de dados pessoais conquistaram espaço em uma realidade tecnológica em que a privacidade é constantemente desafiada. A advocacia 4.0, assim, é também um desafio aos advogados, que precisam, muitas vezes, buscar esse conhecimento para além da faculdade. Mas pode ser também um motivação para inovar e crescer cada vez mais no mercado jurídico.

Pensando nessa realidade, o SAJ ADV, o PeticionaMais e o Convex Legal Analytics realizaram uma quinzena de webinars com 11 especialistas da área de inovação e tecnologia na advocacia para trazer conhecimentos diversos e dicas de ouro para quem quer vencer na advocacia na década que se inicia.

Confira, então, um pouco do que eles falaram sobre o futuro da advocacia. E você pode assistir aos webinars completos aqui!

Compliance na advocacia

Compliance é uma área de atuação que ganhou a advocacia em 2018 e 2019. E em 2020 continua em alta, principalmente em função das mudanças legislativas, como a LGPD. Com a segurança de informações em alta, é cada vez mais importante que os profissionais, empresas e escritórios alinhem suas políticas internas. E se enganam aqueles que veem no compliance apenas uma oportunidade de atuação para advogados - é também um importante passo da gestão de escritórios de advocacia.

Como a advogada Tatiane Goldhar explica, é importante que também os escritórios de advocacia estejam em compliance. Os próprios escritórios são empresas que necessitam de políticas organizacionais para estar em conformidade com a lei. E implementar essas medidas não apenas assegura o escritório, como também reforça a imagem dele perante os clientes.

Confira, assim, o webinar sobre Compliance na Advocacia e veja como iniciar esse processo no seu escritório!

Marketing jurídico e produção de conteúdo

Alexandre Teixeira e Sérgio Merola falam da grande dor de muitos advogados: a conquista de clientes. O debate sobre a publicidade na advocacia continua em alta, sobretudo por conta das recentes manifestações da OAB. Afinal, pode publicidade ou não?

Os especialistas, então, comentam como o inbound marketing pode ser feito por advogados e como a produção de conteúdo pode influenciar a imagem e a prospecção de clientes na advocacia.

Você pode acessar os dois webinars e iniciar suas ações de marketing jurídico neste link.

Análise de dados na era das provas digitais e da LGPD

Juliano Marca fala sobre Legal Analytics na prática e como os escritórios de advocacia podem se beneficiar da análise de dados e da jurimetria. Com essas informações, os advogados podem, dessa maneira, implementar novas e assertivas estratégias. Contudo, é preciso pensar na análise de dados por outras óticas também.

Por essa razão, o advogado José Vitor Lopes e Silva dá uma aula de como analisar dados na internet para utilizá-los como prova nos processos judiciais. E isto é bastante necessário dos crimes virtuais à concorrência desleal. Sabe aquela prova virtual de que você necessita, mas não sabe onde conseguir? Ele ensina como!

Andrea Willemin, por fim, vem falar sobre a LGPD e os impactos da nova legislação na advocacia 4.0. Será que seu escritório infringe as regras? Do mesmo modo que o compliance, este é um tema que tem tudo para ficar no cenário jurídico.

As armas da advocacia

E para vencer os desafios da advocacia 4.0, também é preciso falar da rotina na advocacia. Prazos, clientes e processos: é esta a grande batalha diária dos advogados e advogadas. Você se esforça para aprender temas novos, investe no seu escritório, mas é no dia-a-dia que o verdadeiro teste acontece. A boa notícia é que a tecnologia vem como uma aliada nessa luta.

Já pensou em utilizar inteligência artificial no seu escritório? Você pode usar essa tecnologia não apenas em ferramentas de análise legal, mas também em tarefas cotidianas, como a gestão de tarefas e a produção de peças processuais. Thiago Stabile, então, desmistifica o uso da inteligência artificial no Direito, e Lívia Siqueira e Daiane Campos dão dicas de como aproveitá-la em escritórios de advocacia.

Para finalizar, Shaiala Marques garante que não há motivos para temer a tecnologia no Direito. Ela veio para ajudar você a fazer o melhor de si!

Confira os webinars e invista na advocacia em 2020!

Quer ficar por dentro de tudo sobre Software Jurídico? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu email.

t

___________________________________________________________________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca